Investimento no Novo Cais na Marina da Praia da Vitória reforça capacidade para receber embarcações

A Marina da Praia da Vitória vai passar a dispor de um novo cais, que se encontra neste momento a ser implementado, a fim de reforçar a capacidade de acolher mais de duas dezenas de embarcações.
A forte afluência de barcos verificada nos últimos anos, principalmente nos meses de Julho e Agosto, justificam a colocação do cais C, proporcionando a capacidade para acolher um barco entre 12 e 15 metros no topo; dez embarcações entre os 10 e os 12 metros; e ainda dez barcos entre os 8 e os 10 metros.
Raquel Borges, vereadora responsável pelas infraestruturas, acredita na “importância do reforço da capacidade da Marina da Praia da Vitória ao nível da dinamização da economia, enaltecendo as suas condições e localização geográfica no meio do Oceano Atlântico, o que a torna muito atractiva para quem procura um porto de abrigo seguro na Região Autónoma dos Açores ou, simplesmente, pretende explorar a Praia da Vitória e a ilha Terceira”.
“A baía, pelas condições ímpares que a caracterizam, complementa a Marina impulsionando a economia azul e reforçando um conjunto de actividades aliadas à náutica de recreio, desportiva e turística”, refere a edil praiense.
“A autarquia reforça a sua aposta na dinamização de infraestruturas que a nível estratégico são pilares do desenvolvimento local, como é o caso desta marina”, disse a responsável municipal.
Até ao final deste ano, o Regulamento Municipal da Marina será reformulado e disponibilizado nas plataformas habituais para discussão pública, no sentido de permitir uma maior envolvência da comunidade na definição da utilização das infraestruturas municipais.
Com um orçamento global de 77 947,26 euros, este é o maior investimento efectuado na marina desde 2002, altura em que esta infraestrutura municipal foi inaugurada, permitindo o aproveitamento dos fundos comunitários, no âmbito do PO 2020.
A Praia da Vitória dispõe de um conjunto de infraestruturas que devem corresponder às necessidades dos seus concidadãos, considerando as expectativas e necessidades sociais e económicas do concelho e da Ilha. 
“Com este investimento mantemos a nossa aposta no aproveitamento dos fundos comunitários disponibilizados pela União Europeia, no sentido de garantir uma maior sustentabilidade e reforçar a qualidade das infraestruturas que integram a Baía. Deste modo, a requalificação da marina é um investimento extremamente importante, pois vem valorizar um dos pilares estratégicos da Praia da Vitória”, refere.
A Praia da Vitória tem aprovados pelos fundos comunitários, neste momento, cerca de oito milhões de euros de investimentos municipais. Deste valor, cinco milhões estão em fase de execução, nomeadamente em projectos como a Reabilitação e Requalificação da Muralha da Praia da Vitória, a Reabilitação do Edifício dos Paços do Concelho e, naturalmente, a Marina da Praia da Vitória, cuja intervenção estará concluída até final do ano. Em breve, estes investimentos começarão a ser visíveis também na obra de prolongamento pedonal e ciclovia da Marginal da Praia da Vitória, ou na criação e infraestruturação do Parque Empresarial da Vila das Lajes. 
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima