Grupo Coral do Senhor Bom Jesus de Rabo de Peixe comemora 43 anos de serviço à comunidade

O Grupo Coral do Senhor Bom Jesus, de Rabo de Peixe, assinalou no passado Domingo, festa de Cristo Rei, os 43 anos da sua fundação.
Criado em 1976, o Grupo teve como regentes, ao longo dos anos, Roberto Moniz, Antonio Pedro Costa e actualmente José Carlos Pimentel, servindo como organistas, Teresa Fraga, José Batista Martins Amaral, Carlos Alberto Frazão Fraga, Ana Paula Frazão Fraga, Natália Pacheco e, actualmente como titular e tocador do órgão Jorge Frazão Fraga. Desde a primeira hora, Leonildo Botelho Medeiros foi o seu violinista. Ao longo destes anos, participou assiduamente nas eucaristias dominicais, quer na Paróquia do Senhor Bom Jesus, como noutras Igrejas da ilha de S. Miguel, contribuindo para dignificar o nome de Rabo de Peixe.
Tem marcado presença em diversos encontros de coros na ilha, promovendo cantatas por ocasiões litúrgicas especiais e foi uma peça fundamental nas cerimónias de ordenação sacerdotal e de votos perpétuos dentro e fora de Rabo de Peixe e em variadíssimas outras cerimónias.
O Grupo Coral do Senhor Bom Jesus foi criado por um grupo de jovens por incentivo do padre António Vieira e que veio resolver uma grande lacuna litúrgica, a qual em todas as ocasiões solenes da Paróquia era colmatada com grupos corais, provindos da Ribeira Grande e Ponta Delgada. 
Os antigos elementos do Coro Lúcia Ferreira e Valdomira Andrade foram as principais impulsionadoras do grupo que o regiam, colaborando ainda no seu início, entre outras, as vozes da Maria de Jesus e Amélia Silva, da Conceição Vieira, da Virgínia Teixeira, das Irmãs Meireles, bem como a do José Martins. Na altura, foram organistas, Teresa Fraga e José Batista Martins e o violinista Leonildo Botelho.
O Grupo Coral do Senhor Bom Jesus tem desempenhado durante todos estes anos um importante papel em prol da cultura religiosa da Vila, com relevantes serviços prestados a Rabo de Peixe e continua na mesma senda.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima