Cooperar e apoiar as pessoas, famílias e organizações

O PataNisca reabre em novo espaço também com a missão de solidariedade

A empresa Sabor100reticências, de Anabela Simas e de Natércia Gaspar, vai inaugurar no próximo dia 10 de Dezembro, pelas 20 horas, o restaurante O PataNisca, “concretizando um sonho de muitos anos”. 
As gerentes d’O Patanisca têm um objectivo que “não é só lucro pelo lucro”. Para Natércia Gaspar, “todos temos uma missão nesta sociedade, daí o âmbito da responsabilidade social”. Criaram um projecto designado “ajuda100reticências” e este nome surgiu a partir do nome da empresa Sabor100reticências. A partir do projecto “ajuda100reticências”, O PataNisca irá todos os meses eleger uma causa para afetar uma percentagem da receita líquida a essa mesma. “Para já, vai ser uma contribuição monetária do restaurante”. Acrescenta ainda que acreditam que têm “a responsabilidade de cooperar e apoiar as pessoas, famílias e organizações da comunidade, bem como contribuir para o combate ao desperdício para diminuir o impacto ambiental do restaurante”.
Relativamente ao que os clientes poderão encontrar na ementa do restaurante, a proprietária diz que “irão encontrar, naturalmente, pataniscas! (risos) Muitos petiscos e pratos na base da comida tradicional quer regional quer nacional, com pratos característicos de norte a sul de Portugal Continental. Uma comida essencialmente de qualidade e saborosa e com sabor de casa”, como explica Natércia Gaspar. Vão abrir na época natalícia precisamente pelo facto de a sua comida transmitir conforto. Natural do Continente, a gerente encontra-se no arquipélago há 21 anos, também daí surgirem sabores nacionais na ementa. 
Os clientes da “casa” já se encontram ansiosos pela abertura do novo espaço: “vamos devolver O PataNisca à cidade de Ponta Delgada e à sua clientela mais fiel”, como nos conta Natércia Gaspar. Uma das novidades é o serviço de “take-away, ou seja, se as pessoas não quiserem cozinhar em casa, podem recorrer ao PataNisca que nós cozinhamos para elas. Seja jantar de aniversário, consoada de Natal, passagem de ano, o que for, mesmo até um jantar de família ao domingo”.
O restaurante abriu em 2011 por Anabela Simas, localizado na Rua António Joaquim Nunes da Silva, situado no centro histórico de Ponta Delgada, perto da zona da Matriz. O PataNisca “nasceu de um sonho dela [de Anabela Simas], do projecto da vida dela que era trabalhar na área da restauração e rapidamente criou fama por causa das pataniscas, daí o nome”, explica. Por motivos de força maior, o espaço teve que encerrar, nomeadamente pelo facto de o proprietário do edifício onde se encontravam não querer continuar o arrendamento. Desde então que O PataNisca tem marcado presença em festas e festivais, “sempre com as pataniscas presentes”. 
Segundo Natércia Gaspar, a nova localização do espaço traz grandes perspectivas visto que continua na zona histórica de Ponta Delgada, mais precisamente na Rua Doutor Gil Mont’Alverne Sequeira, uma das ruas que vai dar ao Campo de São Francisco.                

Rita Frias
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima