Manutenção e beneficiação da rede viária regional vai custar 9 milhões este ano

Vão ser investidos este ano cerca de nove milhões de euros na rede viária regional, mantendo o compromisso de manutenção e beneficiação destas estradas, aumentando assim a segurança e o conforto dos seus utilizadores, cujo número tem vindo a aumentar nos últimos anos por via do turismo. O anúncio foi feito pelo Director Regional das Obras Públicas.
Frederico Sousa, que falava após visitar as empreitadas de pavimentação de troços da Estrada Regional n.º 1– 1.ª na Relva, concelho de Ponta Delgada, e em Ponta Garça, concelho da Vila Franca do Campo, no troço que liga às Furnas, adiantou que as intervenções prendem-se essencialmente com a requalificação do pavimento e a aplicação de pinturas termoplásticas, que serão executadas assim que as condições meteorológicas o permitirem.
Estas empreitadas, salientou o Director Regional, integram “um conjunto de intervenções que terão continuidade em 2020, num montante global, para as nove ilhas dos Açores, de cerca de nove milhões de euros, onde se inclui também a requalificação de espaços adjacentes, nomeadamente a criação e a conservação de zonas de lazer, caso de miradouros e merendários”.
Frederico Sousa sublinhou que essas intervenções também contribuem para “a melhoria das condições de segurança rodoviária, mas também para manter as condições de conforto de quem circula nas estradas” dos Açores.
O Director Regional considerou que o aumento de viaturas a circular nas estradas regionais, “por via também do aumento do turismo”, cria desafios ao nível da manutenção dos troços, adiantando que esse crescimento é de cerca de 5% na ilha de São Miguel.
Nesse sentido, Frederico Sousa referiu que o esforço de conservação das estradas “é algo que já é feito de há alguns anos a esta data e tem sido reforçado, não só com meios próprios da Direcção Regional das Obras Públicas, mas também com recurso a investimento de conservação, manutenção e requalificação”.
O Director Regional realçou que a manutenção e beneficiação da rede viária regional em todas as ilhas do arquipélago é um compromisso do Governo dos Açores, contribuindo, desta forma, para “a diminuição da sinistralidade e o aumento de conforto e segurança de quem circula nas estradas”.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima