8 de janeiro de 2020

Quinze empresas públicas regionais davam lucro no final do terceiro trimestre de 2019

 Quinze das 25 empresas do Sector Público Empresarial Regional estavam a dar lucro, segundo no final do 3º trimestre de 2019, segundo o relatório de execução financeira do SPER enviado à Assembleia Legislativa Regional,  esclareceu ontem a Vice-presidência do Governo dos Açores numa nota enviada ao jornal Correio dos Açores.
Não corresponde, portanto, à verdade que apenas as três empresas públicas regionais Saudaçor, EDA e Sata Gestão de Aeródromos, deram lucro.
De facto, segundo o relatório de execução do terceiro trimestre, a Lotaçor, S.A. apresenta um resultado liquido positivo de cerca de 209 mil euros; a Ilhas de Valor, S.A. apresenta um lucro de 756 mil euros e a Sinaga, S.A. de 344 mil euros.
A Globaleda, S.A. apresentou no terceiro trimestre de 2019 um resultado positivo de 272 mil euros e a EDA Renováveis, S.A. apresentou lucro na ordem dos 7.436 mil euros.
A Segma, Lda. apresentou um resultado positivo, de Janeiro a Setembro do ano passado, de 439 mil euros e a Norma-Açores, S.A. fechou as contas, no mesmo período, com um lucro de 288 mil euros.
A Azorina, S.A. apresentou um resultado positivo de 883 mil euros; o Teatro Micaelense, S.A. de 6 mil euros; a empresa Pousadas de Juventude dos Açores, S.A., de 160 mil euros; a IROA, S.A. de 105 mil euros e a SDEA, EPER de 29 mil euros.
 Assim, segundo a Vice-presidência do Governo dos Açores, o relatório enviado à Assembleia Legislativa Regional contém informação de 25 empresas, sendo que 60% das empresas apresentam resultados líquidos positivos.
Lê-se ainda no esclarecimento que a extinção da Saudaçor não significa que o seu património activo e passivo seja liquidado por transmissão para o accionista e que a dívida financeira passou a constituir-se como dívida da Região.
 A verdade é que, esclarece a Vice-presidência do Governo dos Açores, “a dívida da Saudaçor, S.A. é contabilizada como dívida da Região desde a sua constituição, ou seja, desde 2007”.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima