Paulo Moniz representou o Grupo Parlamentar do PSD em Bruxelas

Deputado açoriano participa no debate sobre os desafios da UE, alterações climáticas e Brexit

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, Paulo Moniz, participou, ontem, segunda feira, numa Cimeira de líderes parlamentares do Partido Popular Europeu (PPE), em Bruxelas. 
O parlamentar explicou, citado em comunicado, que foi neste encontro que se perspectivou toda a acção da nova Comissão Europeia (CE), em funções nos próximos cinco anos”.
Em representação do grupo parlamentar do PSD, adianta que “foi uma reunião onde estiveram presentes os líderes dos grupos parlamentares dos partidos que incorporam o PPE e a nova presidente da CE, Ursula Von Der Leyen, que nos apresentou as grandes linhas orientadoras para o próximo mandato, onde se incluem os grandes desafios sobre o futuro da Europa: a Economia ao serviço das pessoas; a inovação e transformação digital na criação de oportunidades de emprego, crescimento e futuro sustentado para a juventude, que é um tema muito importante”, sublinhou o social democrata.
 “No fundo, discutiu-se entre a família política do PPE, e entre todos os partidos que têm representação parlamentar nos países que integram a União Europeia, o futuro da Europa”, referiu Paulo Moniz.
 “Pudemos ouvir as diferentes visões em primeira mão, e diretamente dos principais protagonistas, assim como dos mais altos representantes dos destinos políticos da União Europeia (UE)”, explicou o deputado.
 “Foram abordadas temáticas como as alterações climáticas e a ambição da Europa em liderar o controlo dos impactos dessas mesmas alterações na vida de todos os habitantes do planeta, com natural e especial atenção pelo continente europeu e com a vontade de criar normas de preservação que possa vir a ser adoptadas mundialmente”, disse.
Paulo Moniz referiu ainda que “está em discussão a afirmação de um modo de vida europeu, assente no Estado de Direito e na garantia das liberdades individuais de cada cidadão e foram tratados aspectos centrais, que têm a ver com a Coesão, com os Fundos de Coesão, com a forma de os direcionar para tornar a Europa mais competitiva num mundo global e de novas competências industriais e individuais, onde potências como a China, e os demais países asiáticos emergentes começam a ter um papel com um fortíssimo impacto na geopolítica internacional”, afirmou.
 “Também o Brexit, como não poderia deixar de ser, foi abordado, quer pelo ponto de situação, quer pelos vários cenários com que a Europa e a União Europeia se preparam para responder a qualquer que venha a ser o formato da decisão final do Reino Unido sobre estas matérias”, concluiu Paulo Moniz na mesma nota do partido enviada às redacções.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima