Rui Bettencourt afirma ser “este o momento histórico para os açorianos no mundo agirem pelos Açores”

Em Manitoba, no Canadá, o Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas afirmou, que este é “um momento histórico para os açorianos no mundo agirem pelos Açores”.
 “Na nossa história de 600 anos, há 400 anos que os açorianos se encontram a difundir os Açores por todo o mundo”, salientou Rui Bettencourt, sublinhando que “apenas com a Autonomia, há algumas décadas, os governos autónomos dos Açores têm vindo a percorrer uma caminhada de valorização dos açorianos que habitam fora do arquipélago, apoiando cidadãos e organizações da diáspora”.
 “Agora demos um formidável passo em frente para que todos os Açorianos, onde quer que estejam no mundo e qualquer que seja a geração, sejam reconhecidos e valorizados como Açorianos, participem no projeto açoriano e façam história”, frisou o governante, que falava segunda-feira na Casa dos Açores do Winnipeg, num encontro com associações culturais, sociais, desportivas, filarmónicas e imprensa, e cidadãos da diáspora açoriana.
Para o Secretário Regional, com a criação do Conselho da Diáspora Açoriana e com o registo de açorianos na plataforma electrónica acorianosnomundo.azores.gov.pt, este é “um importante momento de agir, de participar, de fazer parte da História dos Açores”.
A plataforma, que permite desde logo um mapeamento do povo açoriano, vai permitir também que os açorianos no mundo possam votar e eleger os seus representantes em 19 círculos eleitorais, sendo cinco deles no Canadá.
Rui Bettencourt disse ainda que, além de ser “uma plataforma inédita”, este é “um instrumento para uma mobilização dos Açorianos, para uma tomada de consciência da nossa condição de açorianos, da nossa força, da nossa identidade”.
O Secretário Regional iniciou Domingo uma deslocação ao Canadá com um encontro na Casa dos Açores do Quebeque, em Montreal, onde se encontrou com associações culturais, sociais, desportivas, filarmónicas e com a imprensa local, numa acção de divulgação do site ‘Açorianos no Mundo’.  
Na ocasião, o governante transmitiu uma mensagem de saudação fraterna e de esperança nos Açores do Presidente do Governo, enaltecendo igualmente a presença muito significativo de açorianos que ali se deslocaram, apesar da tempestade de neve que se fazia sentir.
Rui Bettencourt vai encontrar-se com as comunidades açorianas do Canadá numa deslocação que decorre até 18 de Janeiro, acompanhado pelo Director Regional das Comunidades, Paulo Teves.
 Esta viagem, que começou em Montreal, na província do Quebeque, e passou pelo Winnipeg, na província de Manitoba, inclui ainda deslocações a Edmonton e Calgary, em Alberta, a Vancouver, na província da Colômbia Britânica, nas margens do oceano Pacífico, a 8.000 km dos Açores, e termina em Toronto, na província de Ontário.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima