Rede de Museus fica concluída com inauguração do Museu Francisco de Lacerda

Com a inauguração do Museu Francisco de Lacerda, na Calheta de São Jorge, prevista para o final da legislatura, ficará concluída a Rede de Museus Regionais e de Ilha.
Avelino Meneses, que acompanhou o Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, numa visita à obra do novo edifício do museu jorgense, salientou que, com a inauguração desta infraestrutura, orçada em 3,8 milhões de euros, cada “uma das ilhas dos Açores ficará dotada com uma instituição museológica de qualidade”.
“Á semelhança do sucedido no anterior mandato, com a conclusão da Rede Regional de Bibliotecas e Arquivos Regionais, até ao final da presente legislatura o Governo dos Açores concluirá a Rede de Museus Regionais e de Ilha”, frisou.
Com a conclusão da obra, prevista para junho, e da Rede Regional, o titular da pasta da Cultura frisou que, “obviamente que não ficaremos, nem é possível ficarmos parados, mas pode-se trabalhar já num outro patamar e dimensão”.
Avelino Meneses adiantou que o projecto de museografia do novo espaço, que está a ser implementado nos terrenos da antiga fábrica conserveira Marie D’Anjou, que será dotado de um auditório, está a ser desenvolvido em três dimensões. Uma das dimensões faz a interpretação da história da ilha de S. Jorge, noutra invoca-se o patrono Francisco de Lacerda e a música, destacando-se ainda a indústria conserveira jorgense e açoriana, referiu o Secretário Regional.
Este investimento insere-se no objectivo do Programa do Governo de dotar todas as ilhas de equipamentos capazes de garantir uma oferta cultural de qualidade aos Açorianos e mostrar a cultura dos Açores a quem visita o arquipélago.
Esses espaços garantirão, simultaneamente, a possibilidade de artistas de outras proveniências apresentarem as suas obras através de exposições temporárias.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima