Proposta criação de uma Universidade Europeia entre as sete universidades das RUP

A Universidade dos Açores, através da Vice-reitora para a Comunicação, Relações Externas e Internacionalização, revelou ontem na sua página oficial que participou em reuniões, que tiveram lugar em Bruxelas, com eurodeputados, representantes permanentes de Portugal, França e Espanha em Bruxelas e a Conselheira para as Regiões Ultraperiféricas (RUP).
Os encontros tiveram em vista a apresentação e discussão com as sete universidades localizadas em regiões ultraperiféricas da Europa, entre elas os Açores, Madeira, Las Palmas, La Laguna, Guiana francesa, Antilhas e ilha da Reunião, acerca do projecto CampusRUP – uma proposta de criação de um campus universitário no âmbito de uma aliança entre as sete instituições.
O projecto encontra-se estruturado em quatro eixos, contemplando a mobilidade de estudantes, docentes e demais colaboradores das Universidades parceiras, a construção e oferta de graus conjuntos, a formação e sensibilização para a cidadania europeia e criação de mecanismos para premiar a qualidade de investigações científicas.
As reuniões tiveram como propósito, também, a recolha de feedback para garantir a qualidade do projecto – que será submetido a chamada para apresentação de candidaturas na 2.ª fase piloto da acção Universidades Europeias do Erasmus+ – e a sua relevância estratégica para os três países e suas regiões envolvidas.
O projecto colheu os melhores elogios e contributos de todos os responsáveis auscultados, lê-se na nota publicada pela academia açoriana.


 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima