“Temporada de Violas 2020” assinala 10 anos da Associação de Juventude Viola da Terra

A Associação de Juventude Viola da Terra foi fundada em 2010, na Ribeira Quente, e comemora este ano os seus 10 anos de existência. Esta Associação foi criada com o intuito de valorizar e promover a Viola da Terra nos diversos contextos culturais onde a mesma ocorre, sendo a única Associação dos Açores com uma missão unicamente ligada à revitalização da nossa Viola. Rafael Carvalho, responsável pela Associação de Juventude Viola da Terra, refere que a grande importância da Associação não está só na Formação em Viola da Terra que tem procurado promover e nas colaborações que desenvolve mas, acima de tudo, na continuidade dos eventos que vai produzindo, que vão garantindo a fidelização de públicos e que proporcionam aos tocadores apresentarem o trabalho que desenvolvem nas suas Escolas de Violas e ainda trabalhos que vão sendo editados por estes. Ao mesmo tempo, a “Temporada de Violas da Terra” tem permitido o aparecimento de novos talentos e de novos grupos ligados à promoção da Viola que, sem esta, nunca teriam a oportunidade de se apresentarem publicamente.
 Este cartaz anual é já um marco na actividade cultural da Ilha de São Miguel, também com alguns eventos em outras Ilhas dos Açores, e que tem uma procura cada vez maior por parte de quem nos visita.  Do trabalho que a Associação desenvolve, desde a sua fundação, realça-se a formação quase contínua com projectos de Escolas de Violas. Também, em 2011, a criação do projecto “Conversas à Viola” que percorreu vários Concelhos da Ilha de São Miguel e onde muitos tocadores de Viola da Terra, de diferentes gerações, puderam dar a conhecer o seu percurso musical. O evento contou ainda, nos anos seguintes, com um “Conversas com elas à Viola”, só com tocadoras de Viola da Terra, no Centro de Estudos Natália Correia e com as “Mini Conversas à Viola”, com 4 alunas de 10 anos de idade, que decorreu no Centro Cívico de Santa Clara. 
Destaca-se a sua “Temporada de Violas da Terra”, iniciada em 2013. Esta “Temporada” tem o objectivo de criar um cartaz ao longo de todo o ano com diversos eventos todos ligados à nossa Viola: “Orquestra de Violas da Terra”, “Violas do Atlântico”, “Encontro de Violas Açorianas” e “Encontros de Escolas de Violas da Terra da Ilha de São Miguel” são alguns dos importantes eventos produzidos pela Associação de Juventude Viola da Terra, anualmente, e que decorrem, normalmente, entre Fevereiro e Novembro de cada ano. 
A Associação organiza também, há alguns anos, em colaboração com o Conservatório Regional de Ponta Delgada, a “Audição do Dia da Criança”, com a Associação Portas do Mar e outras entidades os “Serões de Violas da Terra”, e com a Escola de Violas da Fajã de Baixo a sua apresentação anual de final de ano lectivo. 
Tem ainda colaborado com o CORDAS World Music Festival, organizado pela Associação MiratecArts, de onde surgiu, recentemente, o “Dia da Viola da Terra” comemorado pela primeira vez nos Açores a 2 de Outubro de 2019 com eventos em várias Ilhas dos Açores. Este ano, a Associação destaca a 10.ª Edição do “Violas do Atlântico” que irá colocar em palco, lado a lado, a Viola de 12 Cordas e a Viola de 15 Cordas dos Açores, procurando desmistificar muito do que se fala sobre as mesmas. Teremos ainda a 9.ª edição da “Orquestra de Violas da Terra”, que passará por mais um Concelho da Ilha de São Miguel. O “Encontro de Escolas de Violas”, “Encontro de Violas Açorianas”, “Serões de Violas da Terra”, “Dia da Viola da Terra” e muitos outros eventos que continuarão a fazer parte desta temporada. 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima