Compras de produtos açorianos pelas grandes superfícies comerciais aumentou 4,4% e ultrapassou os 49 milhões de euros em 2019

A compra de produtos alimentares, por parte de grandes superfícies comerciais açorianas, efectuada no mercado da Região Autónoma dos Açores, aumentou 4,4% em 2019 e 17,2% nos últimos 5 anos. Os números foram avançados pela Secretaria Regional de Estatística.
A compra de produtos alimentares, por parte de grandes superfícies comerciais açorianas, efectuada no mercado da Região Autónoma dos Açores ultrapassou os 49 milhões de euros em 2019, aumentando 4,4% relativamente ao ano anterior e 17,2% comparando com 2015.
A compra de produtos alimentares, destas superfícies comerciais, no resto do país teve uma subida de 4,2% no último ano e 35,9% nos últimos cinco anos, registando o valor de 123,5 milhões de euros em 2019. Já a compra destes produtos no estrangeiro estabilizou nos 8 milhões de euros no período de 2015 a 2019.
Em termos percentuais, as compras realizadas nos Açores, em 2019, foram 28% do total, mais um ponto percentual que no ano anterior.
As compras realizadas no resto do país representam 67%, menos um ponto percentual que em 2018 e os restantes 5% referem-se a compras realizadas no estrangeiro.
O SREA realça que os principais produtos alimentares produzidos nos Açores representam uma percentagem significativa nas compras de grandes superfícies comerciais. Por exemplo, a compra de carne fresca ou frigorificada, incluindo animais vivos, adquirida por aquelas superfícies comerciais foi 78% de origem açoriana. O peixe, crustáceos e moluscos e produtos à base de peixe, frescos ou frigorificados, adquirido no mercado açoriano, representou 83% do total de compras de peixe nas grandes superfícies comerciais. A aquisição de carne congelada ou processada (salgada, fumada, seca, etc.), incluindo presunto e toucinhos, foi 53% de produção açoriana. 
Os ovos adquiridos, em 2019, foram 92% produzidos na Região Autónoma dos Açores, segundo os números estatísticos divulgados.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima