Eurodeputada Isabel Carvalhais inicia hoje roteiro para conhecer a realidade açoriana na agricultura e nas pescas

Isabel Carvalhais inicia esta Quarta-feira, dia 5, em São Miguel a sua primeira visita aos Açores desde que tomou posse em Setembro passado. 
A visita, que decorre até Sexta-feira tem como objectivo conhecer no terreno a realidade açoriana e os principais preocupações e desafios que se colocam à sociedade local.
Segundo o gabinete de comunicação, a eurodeputada socialista terá “especial atenção aos desafios que a Região enfrenta e trabalhará para que as especificidades dos Açores enquanto Região Ultraperiférica da União Europeia sejam tidas em consideração”.
Enquanto membro efectivo da Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural e membro suplente das Comissões das Pescas e do Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu, Isabel Carvalhais “vai dar particular atenção aos temas da agricultura, pescas e desenvolvimento regional”.
O programa, que inclui deslocações a vários pontos da ilha, inicia-se com uma reunião com o Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, em Sant’Ana, pelas 15h30, à qual se seguirão diversos encontros com entidades locais, passando por contactos com agricultores, pescadores, federações e associações profissionais e decisores políticos. Também vai visitar à exploração de produção de ananás Boa Fruta, na Fajã de Baixo. Na passagem por São Miguel, Isabel Carvalhais, segundo informação disponibilizada,  terá oportunidade de conhecer algumas explorações agrícolas locais, que começa logo pela manhã de amanhã à exploração Agrícola leiteira Sociedade Agropecuária Ribeira do Salto, de Luis Botelho Pereira lameiros, na Ribeirinha.  e visitar a feira agrícola de Santana pelas 11h45. A visita inclui ainda uma passagem pelo Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, pelas 17h00, infraestrutura apoiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e o acompanhamento da primeira venda de pescado na lota de Ponta Delgada, ainda de madrugada,  pelas 6h00, a que se segue, às 9h00 ,uma reunião com o  Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Conselho de Administração da LOTAÇOR, S.A. e Director Regional das Pescas. Uma hora depois reúne  com a Federação das Pescas dos Açores.
Esta primeira visita à Região insere-se num roteiro aos Açores que Isabel Carvalhais irá realizar durante o seu mandato e que inclui deslocações a outras ilhas do arquipélago. 
Recorde-se que se encontram actualmente em discussão e negociação entre o Parlamento Europeu e o Conselho de Ministros Europeu, as propostas legislativas da Comissão Europeia no âmbito do Quadro Financeiro Plurianual para 2020-2027, em particular para a nova Política Agrícola Comum, para o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas e para o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, entre outras.
No dia 31 de Janeiro a eurodeputada viu aprovada por unanimidade a análise que elaborou sobre o Relatório Anual da Política de Concorrência 2018 (RAPC). Relembre-se que a deputada portuguesa foi indicada relatora da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu para este relatório, tendo liderado os trabalhos de negociação com os deputados nomeados por cada um dos grupos políticos.
Na ocasião, conforme oportunamente noticiámo,s Isabel Estrada Carvalhais destacou aspectos que, no seu entendimento, “são muito importantes, como é o caso da relevância da utilização de auxílios de Estado para apoio à implantação de banda larga, na medida em que “a inovação e digitalização da agricultura serão fundamentais para assegurar que as nossas zonas rurais não são deixadas para trás”, bem como a importância de salvaguardar as organizações de produtores, “facto inclusivamente reconhecido pela Comissão Europeia em estudos recentes, para o reforço da posição dos agricultores na cadeia de abastecimento alimentar e na defesa de um nível de vida equitativo para a população agrícola”.    N.C.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima