Primeira Prova do Circuito Nacional HEAD Swimrun Portugal é em Vila Franca do Campo

O Concelho de Vila Franca do Campo vai ser o palco para a 1.ª prova do Circuito Nacional HEAD Swimrun Portugal. A prova decorrerá no dia 8 de Março de 2020 e terá 2 distâncias. A distância Standard, pontuável para este Circuito com cerca de 20km, partida no Ilhéu da Vila e chegada no Hotel Pestana Bahia Praia e uma distância Sprint com chegada e partida do Hotel.
A modalidade caracteriza-se por associar a natação em águas abertas e o trail run, e ser disputada em duplas (apesar de poder ser praticada individualmente). Os atletas nadam calçados e correm com fatos, flutuadores e palas nas mãos que ajudam no percurso de natação.
A origem desta modalidade vem dos países nórdicos, nomeadamente na Suécia, na pequena ilha de Utö quando 2 irmãos e 2 amigos se propuseram atravessar a correr e nadar algumas ilhas do arquipélago. O desafio durou 26 horas. Desde então o percurso original não sofreu alterações e agora os melhores atletas fazem menos de 8 horas.
O Concelho de Vila Franca do Campo apresenta uma das melhores ofertas de trilhos e acessos ao mar para a modalidade e a prova percorre alguns locais icónicos como o Ilhéu da Vila, a Senhora da Paz, o trilho das 4 fábricas da Luz, a Praia de Água d´Alto e o histórico Hotel.
A partida do Ilhéu da Vila será certamente um aliciante para que os mais destemidos possam vir experimentar a modalidade, para os mais conservadores a distância Sprint com 11km será mais aconselhada. As inscrições estão abertas e decorrem até ao dia 02 de março. Todas as informações podem ser consultadas em https://www.azoresislandsswimrun.pt/.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Desporto

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima