Estão já em preparação as romarias das mulheres da Lagoa, Santa Clara, Igreja de Nossa Senhora de Fátima e duas na ilha Terceira

Decorre até ao dia 19 de Fevereiro a preparação espiritual das várias romeiras que integrarão, no próximo dia 29 de Fevereiro, a Romaria das Senhoras da Ouvidoria da Lagoa.
A romaria que se realiza desde 2014 é sempre precedida de uma formação espiritual orientada pelo padre Nuno Maiato, com a ajuda em questões práticas do Rancho de Romeiros de Santa Cruz da Lagoa. 
As catequeses deste ano estão a ser ministradas entre as 20h00 e as 22h00, no Salão da Igreja Matriz de Santa Cruz. Estão programas reuniões para os dias 17 e 19 de Fevereiro. As confissões e o sacramento da reconciliação serão celebrados na noite do dia 27.
É o sétimo ano que esta romaria se realiza entre a Ribeira Chã e o Livramento, mobilizando dezenas de peregrinas que, por um dia, rezam e cantam como os romeiros de São Miguel.
Esta não é, contudo, a maior romaria de senhoras da ilha. Depois da de Santa Clara, é a romaria de Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Delgada, a que acolhe o maior número de senhoras. A saída está agendada para o próximo dia 14 de Março e mobiliza centenas de pessoas entre a Igreja de Fátima, no Lajedo e a Igreja Paroquial de São José, na Ribeira Chã.
As inscrições decorrem até ao dia 4 de Março. Esta romaria é precedida de três encontros de reflexão/formação e uma grande celebração do Perdão de Deus, como forma não só de preparar a romaria mas também como um contributo para bem viver o Tempo da Quaresma e, consequentemente, a Páscoa de Jesus, adianta uma notado ‘Igreja Açores’.
Estes encontros preparatórios pretendem “oferecer a todas as mulheres que integrarão a romaria ferramentas, conceitos e ideias que ajudem a viver mais e melhor o ideal cristão, o sermos Igreja de Jesus, em comunhão” refere o director espiritual desta romaria, padre Norberto Brum.
A romaria deste ano terá como tema: “Sentir os sentidos”, aliás, este será o tema da Caminhada Quaresmal de toda a Comunidade.
“Com este tema queremos ajudar a descobrir como através dos 5 sentidos podemos viver e expressar o nosso ser cristão, discípulos de Jesus: sentir a vida para vivê-la sentindo!” sublinha ainda.
Note-se que este é a segunda edição da romaria de Senhoras da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Na primeira edição, no ano passado, participaram cerca de 300 mulheres. Tudo aponta que este número de participantes cresça consideravelmente.
Na Terceira também costumam sair duas romarias, sendo que há uma que está directamente ligada ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição - Rancho Feminino do Santuário de Nossa Senhora da Conceição - e segue o mesmo regulamento que a romaria masculina, embora não tenha o mesmo número de dias.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima