No próximo dia 21 de Fevereiro

Corso de Carnaval de Ponta Delgada sai à rua com mais de 3 mil participantes

 O tradicional Corso de Carnaval de Ponta Delgada sai à rua a 21 de Fevereiro com mais de 3.000 participantes, que prometem animar e trazer muita alegria às ruas do  centro histórico.
Na iniciativa da Câmara de Ponta Delgada participam crianças, jovens e adultos dos ATL municipais, escolas básicas e integradas, escolas secundárias, estabelecimentos de ensino privados, associações, instituições particulares de solidariedade social e escolas profissionais.
Os milhares de participantes saem às 10h00 do Campo de São Francisco, percorrendo as principais artérias da cidade até às 12h00. Estarão trajados a rigor e são muitos os que aproveitam a oportunidade para alertar para questões tão actuais, como a protecção ambiental e a educação, por exemplo.
Este Corso de Carnaval já faz parte integrante dos festejos próprios da época em  Ponta Delgada há quase duas décadas e promete, à semelhança do que acontece todos os anos, trazer milhares de pessoas à cidade, alegria, animação, cor, trajes e fantasias para todos os gostos, além das fitas, confetis e muita música.
Participam no Corso os ATL da Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara; JI A Estufinha – Centro Social e Paroquial da Fajã de Baixo; Creche / JI São Pedro – Centro Social e Paroquial de São Pedro; JI Castelinho Encantado - Centro Social e Paroquial de São José; Creche / JI Gente de Palmo e Meio; JI Os Traquinas – Centro de Bem Estar João XXIII; JI Coração de Jesus – Patronato de São Miguel; CATL – Cantinho da Luz – Casa do Povo de Fenais da Luz; ATL - Centro. Social e Cultural de Fenais da Luz
Marcam também presença as seguintes escolas básicas integradas: EB1/JI de Relva – EBI de Arrifes; EB2/3 de Arrifes – EBI de Arrifes; EB Canto da Maia 1º Ciclo – EBI Canto da Maia; EB Canto da Maia Pré Escolar – EBI Canto da Maia; EB1/JI Prof. Dr. Alexandre Linhares Furtado – EBI Canto da Maia; EB1/JI Cecília Meireles – EBI Canto da Maia; EB1/JI Francisco José de Medeiros, Aflitos – EBI de Capelas; EB 2/3 de Capelas – EBI de Capelas; EB 2/3 de Ginetes – EBI de Ginetes; EB1/JI Matriz – EBI Roberto Ivens; EB1/JI São Pedro – EBI Roberto Ivens; EB1/JI de São Roque 1 (Poço Velho) – EBI Roberto Ivens; EB1/JI de São Roque 2 (Maricas) – EBI Roberto Ivens; EB2 Roberto Ivens – EBI Roberto Ivens.
Os estabelecimentos de ensino privados presentes no Corso são o Externato A Passarada, Cooperativa de Ensino A Colmeia, Colégio São Francisco Xavier, Colégio do Castanheiro e Jardim-Escola João de Deus.
Quanto às associações e instituições particulares de solidariedade social  presentes são: Associação de Pais e Amigos das Crianças Deficientes dos Açores, Seara do Trigo, Aurora Social, Casa de Saúde de Nossa Senhora da Conceição – Arrifes, Centro Intergeracional – Junta de Freguesia de São Sebastião, Universidade Sénior de Ponta Delgada, ARRISCA e A Alternativa – Associação Contra as Dependências.
As escolas secundárias Antero de Quental e Domingos Rebelo também estarão no Corso, além das escolas profissionais EPROSEC e MEP (Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada).
Trânsito interrompido

Entretanto e devido à realização do Corso de Carnaval 2020, à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, ocorrerão algumas alterações ao trânsito no dia 21 de Fevereiro entre as 07h00 e até ao final do desfile e limpeza dos arruamentos.
Assim, o trânsito e estacionamento ficam proibidos nos seguintes locais: Campo de São Francisco, Avenida Roberto Ivens, rua Coronel Silva Leal, ruas Luís Soares de Sousa, Dr. Caetano de Andrade Albuquerque, Conselheiro Luís Bettencourt de Medeiros e Câmara, Santa Luzia, Praça do Município, Praça Gonçalo Velho, Lado Sul do Largo da Matriz, Machado dos Santos (até à Rua Carvalho Araújo), 6 de junho e Marquês da Praia e Monforte, Troço sul da rua Padre Mestre João José Amaral, no Lado Sul do Campo São Francisco, ruas Luís Soares de Sousa e Dr. Caetano de Andrade.
Já o estacionamento reservado aos autocarros de transporte de crianças, entre as 07h00 e as 12h30, fica proibido na avenida Roberto Ivens e nos lugares a norte na Avenida Infante D. Henrique entre a paragem de autocarros junto à empresa Ilha Verde e o entroncamento com a Avenida Roberto Ivens, excepto para os autocarros ao serviço da Câmara Municipal de Ponta Delgada que fazem o transporte das crianças.
O trânsito fica também condicionado para efeitos de acompanhamento dos alunos do Colégio São Francisco Xavier.
Das 08h00 até ao final do desfile, o trânsito fica condicionado nas ruas Agostinho Pacheco, São Francisco Xavier, de São Miguel, Largo 2 de Março, Diário dos Açores, Dr. Gil Mont’Alverne Sequeira, Campo de São Francisco.
A Câmara salienta que todos os circuitos da rede mini-bus serão interrompidos das 09h00 até ao final do desfile.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima