18 de fevereiro de 2020

Criada Federação da Juventude dos Açores para “representar jovens de todas as ilhas”

Cinco associações de jovens da região, uniram-se para “dar voz aos jovens” açorianos e assim nasceu a Federação da Juventude dos Açores (FJA).
“O nosso objetivo é representar os jovens de todas as ilhas, agregar as diferentes sensibilidades, dar voz aos jovens, através de uma federação comum”, afirmou Marcos Albernaz Bicho, membro da Comissão Instaladora de Gestão da FJA, citado em comunicado à imprensa.
Em São Miguel, a primeira reunião decorreu em Ponta Delgada, a qual serviu para aprovação dos estatutos da Federação e para a Constituição de Comissão Instaladora de Gestão e respetivas funções.
Na sessão que marcou o início da FJA, foram reconhecidas como fundadoras as seguintes associações: AJPov (Associação de Juventude da Povoação – São Miguel), AJIFA (Associação de Jovens da ilha do Faial), a AJC (Associação de Jovens da Candelária – São Miguel), a AJRG (Associação de Juventude da Ribeira Grande – São Miguel) e a Associação Académica da Universidade dos Açores.  Na ocasião, foram também discutidas propostas para a comunicação visual da nova Federação, que culminaram na aprovação, posterior, do novo logótipo da FJA .
“A criação de uma federação representativa dos jovens açorianos era um sonho antigo das associações regionais”, salientou Marcos Albernaz Bicho, assinalando que o trabalho para a constituição da FJA “começou há vários meses”.
A constituição da Comissão Instaladora da FJA irá iniciar o desenvolvimento dos seus trabalhos, através da auscultação das diferentes vozes da juventude açoriana, de reuniões com diferentes entidades regionais, e do desenvolvimento de uma estratégia que norteará a ação da Federação.
“Queremos ouvir os jovens açorianos e queremos que mais associações se juntem a nós. Os próximos meses vão se de trabalho no terreno para dar corpo ao nosso projecto”, destacou Marcos Albernaz Bicho.
A Federação de Juventude dos Açores torna-se assim a única Federação representativa dos jovens dos Açores, conforme refere a mesma nota.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima