Faleceu Luís Bensaude, ex-Presidente do Conselho de Administração do Grupo Bensaude

Faleceu ontem na sua residência, Luís Filipe Pinto Basto Bensaude com 62 anos de idade, casado com Maria Margarida Raposo Pereira do Nascimento Bensaude.
Era pai de Mariana Nascimento Bensaude, casada com Gonçalo Maria Girão Gil Fernandes, Filipa Nascimento Bensaude, Mafalda Nascimento Bensaude e de Vasco Nascimento Bensaude. Deixa ainda o seu neto, Salvador. 
O corpo está em câmara ardente na sua residência do Pico Salomão e o seu funeral realiza-se hoje, após missa de corpo presente às 9 horas na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Ponta Delgada, seguindo para cemitério de São Joaquim.
Américo Natalino Viveiros, em seu nome pessoal e na qualidade de Director do Jornal Correio dos Açores apresenta a toda a família enlutada sentidas condolências. 
Presidente do Governo Vasco Cordeiro 

O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, manifestou ontem profundo pesar pelo falecimento de Luís Bensaude, considerando que o empresário, com a sua acção profissional, demonstrou um efectivo comprometimento com o processo de desenvolvimento económico da Região Autónoma dos Açores.
 “O Dr. Luís Bensaude, ao desempenhar um papel fundamental no crescimento e na diversificação da actividade do grupo empresarial a que presidiu, deu um contributo inquestionável para o processo de desenvolvimento económico da Região”, sublinhou Vasco Cordeiro.
Segundo o Presidente do Governo, o nome de Luís Bensaude ficará, assim, para a história como “um sinónimo de empreendedorismo e de visão empresarial”, que “nunca viu na condição insular dos Açores uma barreira à expansão e fortalecimento da sua actividade empresarial”.
 “Esse papel que o Dr. Luís Bensaude desempenhou na actividade empresarial regional teve, aliás, o justo reconhecimento da Região Autónoma dos Açores, com a atribuição, em 2011, da Insígnia Autonómica de Mérito Industrial, Comercial e Agrícola”, destacou Vasco Cordeiro.
 “Em meu nome, e em nome do Governo dos Açores, apresento os sentidos pêsames a toda a família e amigos, certo que o legado deixado pelo Dr. Luís Bensaude perdurará como exemplo para todos aqueles que estão comprometidos com o desenvolvimento dos Açores”, referiu Vasco Cordeiro.

Nota enviada pelo Grupo Bensaude

O Grupo Bensaude comunicou com enorme pesar o falecimento do Dr. Luís Bensaude.
Luís Filipe Pinto Basto Bensaude nasceu em Lisboa, a 29 de Dezembro de 1957, sendo filho de Filipe Bensaude e neto de Vasco Bensaude.
Frequentou o Externato da Luz e o Liceu Pedro Nunes, completou um bacharelato em Contabilidade e Administração de Empresas na Universidade dos Açores e licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas, pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.
Já nos Açores, onde residiu desde 1976 e após concluir a sua formação académica, desempenhou diversas funções nas várias empresas do Grupo Bensaude.
Em 1989, ocupou cargos de administração dessas empresas nas áreas do turismo, transportes marítimos e terrestres, armazenagem e comércio de combustíveis, ambiente e energia. 
Em 2000, após a morte de Filipe Bensaude, assumiu a Presidência do Conselho de Administração do Grupo Bensaude. 
Durante a sua liderança, este Grupo teve um crescimento significativo em várias das suas áreas de actuação, como por exemplo no turismo, com a construção de três hotéis em São Miguel, um na Terceira, um no Faial e um em Lisboa.
De registar, também, a diversificação da carteira de negócios do Grupo, por via da participação no capital social da EDA e da entrada no sector da distribuição, resultante da aquisição do Grupo Nicolau Sousa Lima.
Em Junho de 2010 e por razões de saúde, cessou as funções de Presidente do Conselho de Administração do Grupo Bensaude.
No ano seguinte, foi-lhe atribuída a Insígnia Autonómica de Mérito Industrial, Comercial e Agrícola, pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
O Grupo Bensaude apresenta as suas condolências à família e amigos, manifestando a profunda tristeza por ver partir uma forte personalidade, cujo contributo para o crescimento e consolidação do Grupo, bem como para o desenvolvimento do sector empresarial regional açoriano é incontornável.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima