12.º Estágio Regional Karaté Shotokan foi um sucesso

Cinquenta e um atletas submetidos a exame com aproveitamento

Participaram cerca de 80 karatecas provenientes dos clubes filiados na AKNIA, a qual promove na Região Autónoma dos Açores, a prática e ensino do Karaté da linha JKS Japan Karate Shoto Federation, liderada actualmente, a nível mundial, pelo Shihan Masao Kagawa, 9.º Dan.
O estágio teve a participação de karatecas, com idades compreendidas entre os 5 e os 65 anos, com graduação de cintos brancos a negros. No entanto, o evento também recebeu jovens karatecas com idades dos 6 aos 10 Anos, provenientes do projecto “Escolinhas do Desporto”, dos seguintes locais onde se pratica a modalidade: Colégio de São Francisco Xavier, Colégio do Castanheiro, Núcleo da Escola Secundária Antero de Quental, Cooperativa de Ensino “ A Colmeia” e Polo da Escola Básica Integrada da Maia, este último, por sua vez, pertencente ao Clube Karaté Shotokan de Rabo de Peixe.
O 1.º dia do estágio decorreu na Escola Básica Integrada de Arrifes e incidiu na vertente do Karate tradicional, onde o contexto de treino para a sessão dos graduados, foi a realização de três Katas do estilo Shotokan, sendo que duas foram da linha JKS, nomeadamente Junro Nidan e Junro Godan. Ao executarem os Katas, os praticantes colocaram em prática movimentos de defesas e ataques, com o objectivo de colocarem em prática os exercícios praticados no treino, enquanto no treino de todas as graduações foram desenvolvidas técnicas de Khion base.
Relativamente ao segundo e último dia de estágio, este foi realizado na Escola Básica Integrada de Ginetes, onde o foco foi o desenvolvimento e aperfeiçoamento do Kata JKS Junro Sandam para os graduados, enquanto na sessão de todas as graduações foi desenvolvido a componente técnica em Kihon, sendo em seguida realizado, um trabalho de Ippon Kumite, que consiste num trabalho dois a dois a um passo.
Foram quatro horas de formação que culminaram em grande com a posterior realização de exames de graduação, tendo, para o efeito, se submetido a exame 51 karatecas, desde 9.º Kyu (cinto branco) a 1.º Kyu (cinto castanho) todos com aproveitamento, fruto da grande dedicação.
Lista de Atletas graduados:
Para 9.º/8.º Kyu (Cinto Branco/Amarelo): Lourenço Rego, Tiago Felêja, Angelica Sousa, Martim Cabral, Ana Horta e Nicole Flor (CKSRP); Benjamim Tavares, José Ribeiro, Henrique Silva, Júlia Silva e João Araújo (CKSRelva)
Para 8.º Kyu (Cinto Amarelo): Alex Flor (CKSRP); Mateus Araújo, Francisco Cabral, Diogo Veloso e Mateus Cordeiro (CKSR).
Para 8.º/7º Kyu (Cinto Amarelo/Laranja): Cátia Santos, Miguel Santos e António Cleto (CKSRP); Alexandre Castro, Isabel Araújo, Miguel Cláudio, Laura Anacleto, Carlota Lopes, Carolina Meireles e Matilde Teves (CKSR).
Para 7.º Kyu (Cinto Laranja): Rodrigo Santos (CKSRP); Salvador Farinha e Maria Lobo (CKSR).
Para 7.º/6º Kyu (Cinto Laranja/Verde): Filipe Pereira, António Silva, Gonçalo Costa, Ricardo Pereira e Henrique Pereira (CKSRP).
Para 6.º Kyu (Cinto Verde): Carlota Vale e Artur Coutinho (CKSR)
Para 6.º /5º Kyu (Cinto Verde /Azul): Simão Rego, Gonçalo Sousa e Afonso Anselmo (CKSR)
Para 5.º Kyu (Cinto Azul): Francisco Sousa (CKSR)       
Para 5.º /4.º Kyu (Cinto Azul I Vermelho): Francisco Apolinário (CKSR)
Para 4.º Kyu (Cinto Vermelho): Rafael Bettencourt, Sara Caetano e Cláudia Borges (CKSR)
Para 4.º/3.º Kyu (Cinto Vermelho/Castanho): Leonor Alemão (CKSR)
Para 3.º Kyu (Cinto Castanho): Tomás Ferreira, Martim Barros e Jessica Medeiros (CKSR)
Para 2.º Kyu (Cinto Castanho): André Cabral (CKSR); Simone Moniz (CKSRP)
Para 1.º Kyu (Cinto Castanho): Raquel Carreiro (CKSR).
 

Print
Autor: CA

Categorias: Desporto

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima