28 de fevereiro de 2020

Ventura questiona indisponibilidade da República para rever Acordo das Lajes

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República António Ventura pediu ontem, segundo comunicado, explicações sobre a indisponibilidade do Governo da República para rever o Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos da América (Acordo das Lajes). “A indisponibilidade revelada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros para promover a revisão do Acordo das Lajes só vem comprovar que as questões relacionadas com a Base das Lajes não são prioritárias para o Governo da República”, afirmou o social-democrata.
Em causa estão as afirmações de Ministro dos Negócios Estrangeiros, que afirmou, na Comissão de Assuntos Europeus da Assembleia da República, que a revisão do Acordo das Lajes “não é urgente”, salientando que o dossier da Base das Lajes “caiu no esquecimento da agenda do Governo da República”, apesar de ser um tema de “primeira prioridade que se manifesta num acordo bilateral entre dois Estados”.
O deputado social-democrata açoriano lembrou ainda que “o próprio Governo Regional é a favor da revisão do acordo, afirmando que o mesmo é desequilibrado, e que a cônsul dos Estados Unidos da América nos Açores referiu que a iniciativa de revisão deve partir do governo português”. Nesse sentido, o deputado do PSD/Açores formulou uma pergunta escrita ao Primeiro-ministro no sentido de saber “se o Governo da República está conformado com o actual Acordo das Lajes, face à indisponibilidade revelada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros para promover a sua revisão”.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima