28 de fevereiro de 2020

Entidades da diáspora receberam 260 mil euros em 2019

O Governo dos Açores anunciou que, através da Direcção Regional das Comunidades, concedeu no ano passado apoios no montante de cerca de 260 mil euros a 64 entidades sem fins lucrativos e promotores individuais da Região e da diáspora.
Estes apoios são atribuídos no âmbito de protocolos estabelecidos nas áreas do regresso da emigração, da identidade cultural açoriana, bem como apoio a iniciativas que contribuem para a integração dos emigrantes açorianos e imigrantes no arquipélago, o relacionamento Açores/Comunidades e a afirmação da açorianidade.
No que diz respeito ao apoio ao emigrado/regressado destacam-se os apoios atribuídos a 13 instituições de índole social com o objectivo de promover quer a plena integração dos emigrantes açorianos nas sociedades de acolhimento, quer a de regressados aos Açores no quadro de entidades da Rede Internacional de Organizações de Intervenção Social.
De igual modo, também estão contempladas entidades ligadas ao ensino da Língua Portuguesa e à promoção da preservação e divulgação da identidade açoriana.
Relativamente aos apoios no âmbito da identidade cultural e açorianidade incluem-se os apoios atribuídos às 14 Casas dos Açores, enquanto na imigração se destaca o apoio às entidades na Região que desenvolvem trabalho junto dos imigrantes residentes nas nove ilhas.
Os apoios concedidos às candidaturas efectuadas ao abrigo da legislação aplicável abrangem diversas actividades que foram desenvolvidas por entidades e promotores individuais, em particular da Região Autónoma dos Açores, Portugal continental, Brasil, Estados Unidos da América, Canadá e Bermuda.
Nos despachos publicados em Jornal Oficial estão elencadas as entidades apoiadas pela Direção Regional das Comunidades, em cumprimento da Lei n.º 64/2013, de 27 de agosto.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima