Autoridade Regional de Saúde emite directrizes para farmácias e escolas sobre o coronavírus

A Autoridade Regional de Saúde anunciou que já remeteu directrizes a todas as farmácias dos Açores para a actuação relativamente ao novo coronavírus (Covid-19).
Os procedimentos abrangem situações nas quais a probabilidade de infecção é muito reduzida, situações em que existe algum risco e situações que podem vir a configurar um caso suspeito.
Segundo refere em nota no GaCS, as farmácias comunitárias são um parceiro de grande relevo nesta fase de contenção da epidemia Covid-19 dada a sua proximidade aos residentes das nove ilhas dos Açores.
Os procedimentos agora divulgados resultam da colaboração com a Associação Nacional das Farmácias e com a Ordem dos Farmacêuticos.
No âmbito do trabalho desenvolvido pelo Grupo Técnico de Coordenação foram ainda divulgadas orientações para a elaboração do plano de contingência de creches, jardins de infância, escolas e outros estabelecimentos de ensino (Circular Informativa emitida ontem, 4 de Março).
Foi anunciado ainda que o Grupo Técnico de Coordenação está a preparar também apresentações para as escolas, com o objectivo de esclarecer e sensibilizar os alunos para a adopção de medidas de prevenção face à infecção pelo novo coronavírus Covid-19.
Recorde-se que até agora foram validados dois casos suspeitos nos Açores, tendo os resultados laboratoriais sido negativos.  A nível nacional, a Direcção-Geral da Saúde reportou ontem um quinto caso positivo para o Covid-19 no país.
Numa nota publicada no GaCS, a Autoridade Regional de Saúde reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 246 024. 

Alentejo e Algarve não vão à BTL

O coronavírus já tem consequências ao nível do sector do Turismo.
A TVI 24 avançou que o turismo do Alentejo e do Algarve não vão marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa devido ao risco do Covid-19.
A notícia surge dois dias após a Associação Industrial Portuguesa (AIP) ter anunciado que, apesar das circunstâncias inerentes ao Covid-19 e depois de auscultar diferentes stakeholders, o evento não seria cancelado. O receio do novo coronavírus já levou ao cancelamento da Feira Internacional de Turismo de Berlim, que estava programada para os dias 4 a 8 de Março, e da Feira Mundial de Turismo de Paris, marcada para os dias 12 a 15 de Março. 
O número total de vítimas mortais do novo coronavírus supera os 3.100 e mais de 90 mil pessoas foram infetadas. Destas, cerca de 40 mil são casos activos e cerca de 50 mil já recuperaram. 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima