Crédito Agrícola oferece máquina para despiste do COVID-19

A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo dos Açores ofereceu à Região um equipamento Thermo Fisher Scientifica, orçado em 170 mil euros, e compatível com os procedimentos laboratoriais que são efectuados actualmente nos Açores. Além deste novo equipamento, que realiza os testes de rastreio ao novo Coronavírus, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo dos Açores adquiriu também consumíveis que permitem o processamento de cerca de 25.500 amostras laboratoriais.
Em comunicado, a instituição bancária refere que este é um contributo para uma cada vez melhor resposta do Serviço Regional de Saúde à situação de pandemia que o mundo atravessa. O Presidente da instituição, António Gomes de Sousa, explica que “a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo dos Açores (CCAMA) tem estado ao lado da Região em todos os momentos. Nesta fase em que estamos confrontados com este enorme desafio comum, sentimos que é nossa obrigação dar um contributo para que seja possível vencê-lo o mais rapidamente possível”.
António Gomes de Sousa acrescenta que foi contactado o Serviço Regional de Saúde para dar conta da disponibilidade do banco em ajudar, tendo a decisão recaído na aquisição do equipamento Thermo Fisher Scientific e nos consumíveis, para ajudar no despiste do vírus na Região. 
“O debelar da pandemia COVID-19 não é um desafio apenas das entidades públicas. Todos nós estamos convocados. A CCAMA não podia faltar a esta convocação e faz votos que este novo equipamento possa ser uma verdadeira ajuda para todos aqueles que, na primeira linha deste combate, dão o melhor do seu esforço e do seu profissionalismo nas unidades de saúde da Região Autónoma dos Açores”, concluiu António Gomes de Sousa.
De acordo com a Thermo Disher Scientific, este teste de diagnóstico específico para o novo Coronavírus detecta o ácido nucleico do vírus SARS – CoV-2, que causa o COVID-19 e não outros vírus ou patogénicos. 
            Carla Dias
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima