17 de abril de 2020

Câmara de Ponta Delgada cede espaço para acolhimento de pessoas sem abrigo

Na sequência da confirmação de um caso Covid-19 entre a população sem abrigo de Ponta Delgada, a Câmara Municipal cedeu um espaço disponibilizado pelo Núcleo de São Miguel do Corpo Nacional de Escutas que pode acolher até um total de 38 pessoas.
O vereador da Acção Social da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Paulo Mendes, na resposta ao pedido feito à Autarquia pelo Instituto de Segurança Social dos Açores, afirma que “decorrente da actual situação e da necessidade de conjugação de esforços e meios, a nossa Autarquia está disponível para ceder o espaço para o acolhimento das pessoas mais vulneráveis, bem como garantir as respectivas refeições. 
Contudo, para a segurança da população em geral e para que a quarentena seja respeitada por todos os utentes, a cedência do espaço implica a garantia de policiamento permanente no mesmo.
Paralelamente, Paulo Mendes solicitou ainda o  acompanhamento de profissionais de saúde junto dos utentes dependentes de algum tipo de consumo e/ou com patologia associada, assim como de uma equipa qualificada de uma das associações que trabalha na área, por forma a garantir  a gestão do espaço e dos utentes.
Ainda segundo o vereador da Acção Social da Câmara Municipal de Ponta Delgada, “face ao potencial do contágio, sobretudo depois de identificado um caso positivo, é de mais absoluta importância que se realize com urgência os testes junto deste público mais vulnerável do concelho de Ponta Delgada, para que os serviços competentes da área da Saúde possam decidir sobre as condições da quarentena”.
Não existindo outras alternativas, adianta o responsável autárquico, a quarentena deverá ser feita de forma compulsiva.
“A Câmara Municipal de Ponta Delgada está completamente disponível para, em articulação com os vossos serviços, encontrarmos as melhores soluções com vista a uma resposta rápida e integrada” - conclui o e-mail enviado  por Paulo Mendes.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima