Projecto pretende criar uma nova dinâmica na Agricultura dos Açores

Terra Verde lança página oficial

Foi no passado dia 1 de Maio que a Terra Verde - Associação de Produtores Agrícolas dos Açores lançou oficialmente, através da sua página oficial, o projecto que promete dar rosto aos produtores regionais e aos produtos horto-fruto-florícolas dos Açores.
Segundo a Terra Verde, “este era um projecto que já estava a ser desenvolvido há algum tempo mas que, até ao momento, não tinha reunido as condições necessárias para o pôr em prática. A situação actual de Pandemia, o isolamento social, a necessidade de fazer chegar os produtos frescos ao consumidor, foram razões suficientes para que o projecto fosse apresentado à Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, tendo o mesmo sido acarinhado e apoiado de imediato através da Direcção Regional da Agricultura”, revelou Manuel Ledo.
O projecto consiste numa plataforma digital, a página oficial da Terra Verde, onde qualquer pessoa, individual ou colectiva, pode conhecer os produtores regionais, os produtos disponíveis, como e onde encontrá-los. É também possível conhecer mais sobre a produção, como por exemplo, localização, modo de produção, certificações, se o produtor disponibiliza ou não cabazes e ainda se faz distribuição ao domicílio. 
“Consideramos que este é apenas o primeiro passo para alcançar aqueles que são os desafios da Agricultura dos Açores no futuro! Começamos por aqui, mas na realidade a informação que disponibilizamos nesta plataforma digital vai muito além do que apenas fazer chegar os produtos dos nossos agricultores aos consumidores”.
São várias as interpretações que podem ser dadas a esta plataforma, “desde logo o consumidor passa a conhecer os produtores que todos os dias assumem o compromisso de os alimentar, estabelece-se assim uma relação de proximidade, em que o próprio consumidor pode mostrar o seu interesse em outros produtos e incentivar a produtor a produzi-los. Os intermediários, por sua vez, como grandes superfícies, frutarias, hotéis e restaurantes, passarão a ter disponível uma lista de contactos que lhes permite procurar facilmente pelos produtos regionais e que torna injustificável a importação de produtos, sempre que exista na Região. Através da informação existente na página, os produtores conseguem facilmente perceber que produtos existem na Região ao longo do ano, e em quais deverá investir ou não, atendendo ao número de produtores a produzir o mesmo produto, essa prática apoia no planeamento da produção, evitando que o mesmo produza numa época em que há histórico de excedentes”, explanou o Presidente Terra Verde - Associação de Produtores Agrícolas dos Açores.
Numa vertente mais abrangente, poderá ainda, este projecto “ser uma importante ferramenta de decisão aquando da aprovação de projectos de investimento por parte do Governo Regional dos Açores, no sentido de que deverá haver um encaminhamento de jovens agricultores para áreas de produção deficitárias e de importância para a Região ao invés de aprovar projectos que à partida já se sabe haver produção suficiente para o mercado.
Além da dinâmica que se cria a nível regional, esta plataforma permite também valorizar e promover os produtos regionais no mercado externo, tendo já havido, desde o lançamento oficial da página oficial desta associação, contactos de empresas nacionais interessadas em produtos biológicos dos Açores.
De âmbito regional, pretendemos chegar a todos os produtores dos Açores, independentemente da sua escala, do seu modo de produção, de ter os seus canais de comercialização estabelecidos ou não! O importante é promover a união e a cooperação no sector, e por isso, é importante que produtores de todas as ilhas encontrem aqui um espaço para divulgarem as suas produções.
Reduzir as importações ao mínimo necessário é o grande objectivo deste projecto, mais do que Dar Vida à Agricultura dos Açores, é preciso alimentar quem nos alimenta, e todos nós enquanto consumidores, enquanto Açorianos, temos o dever de cuidar de quem  cuida da nossa alimentação, da nossa saúde, os nossos Agricultores”, acrescentou Manuel Ledo. 
A página oficial da Terra Verde, é também um convite a todos aqueles que queiram conhecer o trabalho da associação, as suas áreas de actuação, os seus projectos e eventos futuros. O sucesso alcançado ao longo dos anos de existência da Terra Verde é resultado de um trabalho de equipa entre os mais diversos parceiros, regionais, nacionais e internacionais que todos os dias permitem dar mais um passo em direcção a uma Agricultura sustentável, inovadora, segura e amiga do ambiente. 

Print

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima