9 de maio de 2020

Criada Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos

O candidato a Presidente da Ordem dos Arquitectos portugueses, Daniel Fortunato do Couto, com uma candidatura intitulada “Uma Ordem Presente”, liderou o processo de criação da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Advogados.
Numa nota distribuída à comunicação social, Daniel Fortunato do Couto, actual Vice-presidente da Ordem dos Arquitectos, considera que ao longo de décadas a ordem dos Arquitectos esteve organizada em duas Secções Regionais: Norte e Sul. 
Entende que esta divisão “levantava várias questões e não se apresentava como sendo a mais adequada aos interesses dos arquitectos, sobretudo para quem trabalha e reside em regiões mais periféricas”. 
Deste modo, o actual Vice-presidente da Ordem dos Arquitectos, Daniel Fortuna do Couto, “liderou uma descentralização que dá lugar a mais 5 secções regionais”. 
Esta descentralização foi aprovada, em Assembleia de Delegados, neste mandato, e dá origem a que os Açores tenham uma Secção Regional “próxima dos arquitectos e das suas necessidades”. 
“Deste modo conseguimos preencher uma lacuna que nos remetia para as secções existentes em território continental e que, por diversas razão, não eram as mais convenientes aos arquitectos regionais - sobretudo a nível de formação e apoio jurídico/administrativo”. 
Todo este processo originou a aprovação do Regulamento das Estruturas Regionais e Locais da OA - ROFERLOA, que foi concluído após “acesas polémicas, sobretudo pela parte das dirigentes dos Conselhos Directivos das regiões Norte e Sul que não concordaram com a “descentralização”. 
Estas mudanças levam a que este ano sejam realizadas as primeiras eleições para as diversas secções regionais. A data das eleições, anteriormente marcadas para o dia 15 de Maio, foi alterada, devido à pandemia, para o dia 26 de Junho”.  Como candidata a Vice-presidente da Ordem dos Arquitectos na lista do presidente Daniel Furtunato do Courto está a arquitecta Maria Manuel Godinho de Almeida.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima