MUSAMI adjudica Centro de Tratamento Biológico à EFACEC/Marques por cerca de 6 milhões e meio de euros

A MUSAMI, empresa pública da Associação de Munícipios da Ilha de São Miguel, revelou ontem que a Empreitada do Centro de Tratamento Biológico de Resíduos da Ilha de São Miguel (CTBRISM) foi adjudicada ao consórcio de empresas EFACEC - Engenharia e Sistemas S.A. e Marques, S.A, através de concurso público internacional, pelo montante de 6.485.000,00 €. 
A mesma fonte adinata que a construção terá a duração de 16 meses, conforme definido pelo caderno de encargos, estando agora o arranque da obra pendente do visto do Tribunal de Contas. Com estas instalações industriais de carácter sustentável e ambientalmente adequadas no domínio da gestão integrada de resíduos, a MUSAMI garante que fica dotada das condições para o cumprimento das exigentes metas europeias em matéria de valorização de resíduos.
O Tratamento Biológico pressupõe a recolha de resíduos orgânicos porta a porta de habitações unifamiliares e a produtores específicos, como por exemplo restaurantes. Também é extraída matéria orgânica dos resíduos sólidos urbanos no Centro de Pré-Tratamento Mecânico.  Esta matéria orgânica é colocada em túneis onde é transformada em composto e energia eléctrica através do grupo moto gerador já existente no Ecoparque de S. Miguel, a qual será injectada na rede de serviço público.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima