Cancelamento da operação de Verão

Atlânticoline e armador grego em negociações

O armador grego que estabeleceu o acordo para o fretamento dos barcos que iriam assegurar a operação inter-ilhas nos Açores, no próximo Verão, e a Atlânticoline estão em negociações, face à rescisão dos contratos de fretamento anteriormente firmados. A situação está a tentar ser ultrapassada sem recurso à via judicial.
O CE contactou ontem o Presidente do Conselho de Administração da Atlânticoline, que nos confirmou que os advogados da empresa estão a tratar deste assunto. Carlos Faias adiantou ao CE que “o fretamento de ambos os navios estava contratualizado desde o passado mês de Fevereiro. Para realizar a operação sazonal relativa à Linha Amarela estavam orçamentados gastos que englobavam o fretamento, o combustível, os serviços e as taxas portuárias e o pessoal. Relativamente a estes gastos, a Atlânticoline, S.A. não efectuou qualquer pagamento”. 
Ainda de acordo com o Presidente do Conselho de Administração da Atlânticoline, “a comunicação de impossibilidade de execução dos contratos de fretamento por parte da Atlânticoline ao armador teve lugar no próprio dia da publicação da Resolução do Conselho do Governo n.º 119/2020.Neste momento, o processo associado ao cancelamento da operação para o Verão de 2020 está a seguir a sua tramitação processual por parte do gabinete de advogados da Atlânticoline, sendo que a empresa nada mais pode adiantar no momento actual, atendendo à confidencialidade comercial e legal a que está sujeita”. 
Carlos Faias referiu-nos ainda que “ainda assim, podemos informar que a Atlânticoline está a assegurar, com todos os meios ao seu alcance, a defesa dos seus interesses presentes e futuros”.
Resta esperar para ver como vai acabar este conflito entre o armador grego e a Atlânticoline, uma empresa com 83,97% do capital detido pela “Portos dos Açores” e os restantes 16, 03% pela Região Autónoma dos Açores, e que detém uma participação de 0,28% do capital social da “Ilhas de Valor” e de 5% na “Mareaçor-Transportes Marítimos dos Açores”.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima