Campanha “Açores Entre Mares” arranca nas plataformas digitais para promover literacia dos oceanos

A campanha de literacia dos oceanos ‘Açores Entre Mares’ tem, na sua edição de 2020, um novo formato, com a passagem para as plataformas digitais, devido aos constrangimentos causados pela pandemia da Covid-19.
Desde ontem, Dia Europeu do Mar, e até dia 8 de Junho, Dia Mundial dos Oceanos, serão transmitidas conversas em directo com investigadores e especialistas sobre as grandes questões do mar dos Açores nas redes sociais, através das redes sociais, nomeadamente na página do Facebook da Direcção Regional dos Assuntos do Mar e no Instagram da campanha “Açores Entre Mares”. 
Promovida pela Direcção Regional dos Assuntos do Mar, com o apoio dos Parques Naturais de Ilha e da Azorina, esta campanha, que acontece, desde 2010, entre o Dia Europeu do Mar e o Dia Mundial dos Oceanos, tem vindo a dinamizar em todas as ilhas do arquipélago actividades que visam a promoção do conhecimento do Mar dos Açores, bem como o seu uso sustentável.
Este ano, devido à Covid-19, que impossibilita a realização de actividades que envolvam a participação física dos cidadãos, o Entre Mares propõe uma campanha a decorrer ‘online’ com a participação de vários investigadores e especialistas.
Segundo o Director Regional dos Assuntos do Mar, Filipe Porteiro, o objectivo “é o de sempre, é promover o conhecimento sobre o Mar dos Açores e sensibilizar os cidadãos para a importância da sua preservação”, acrescentando que, “ao todo, estão programadas 17 conversas online, sendo que também serão disponibilizados conteúdos e materiais temáticos na página da iniciativa”. 
As conversas online’ do “Entre Mares” arrancaram ontem com a participação do Director Regional dos Assuntos do Mar, sendo que hoje, 21 de Maio, à mesma hora, vai decorrer a palestra com o investigador Jorge Fontes (OKEANOS/IMAR) subordinada ao tema “O que procuram os grandes pelágicos no mar dos Açores”, e na Sexta-feira será a vez da investigadora Marina Carreiro Silva (OKEANOS/IMAR) responder à questão “Os Açores são um ‘hotspot’ para os corais de água fria?”.
Organizado pela Direcção Regional dos Assuntos do Mar, a edição ‘Açores Entre Mares 2020’ conta com a colaboração do OMA – Observatório do Mar dos Açores, com a Fundação Oceano Azul, através dos programas Blue Azores e ‘Educar para uma Geração Azul’, e com a parceria do projecto europeu Life Natura.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima