Anunciado ontem pela coordenação do Programa Bandeira Azul

47 zonas balneares dos Açores galardoadas com Bandeira Azul, dezasseis das quais em São Miguel

 Quarenta e sete zonas balneares dos Açores, 16 das quais em São Miguel, vão içar este ano a Bandeira Azul atribuída ontem pela coordenação do Programa Bandeira Azul. Na Madeira são 16 as praias com Bandeira Azul e, no país, o número de zonas balneares galardoadas é de 360.
O anúncio foi feito no Aquário Vasco da Gama, em Dia Europeu do Mar e da Marinha Portuguesa.
O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.
Este galardão tem como objectivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portos de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.
No concelho de Ponta Delgada, as praias galardoadas com a Bandeira Azul são a das Milícias, em São Roque; as Poças Sul dos Mosteiros; os Poços de São Vicente Ferreira; a praia do Pópulo: a Zona Balnear do Forno de Cal e a Marina de Ponta Delgada.

 Praia das Milícias

A Praia das Milícias situa-se na freguesia de S. Roque, sendo delimitada a norte pela Estrada Regional, a este por um prédio rural e a oeste por habitações unifamiliares. É uma praia de areia negra, de origem vulcânica, de vasta extensão e de perfil rectilíneo, como se pode verificar na imagem. 
As infra-estruturas de apoio à praia incluem um vasto passeio pedonal e jardim, a norte, um restaurante/snack-bar, balneários e vestiários e duas amplas zonas de estacionamento, localizadas a este e oeste da praia. 
Os balneários e o bar apenas se encontram em funcionamento na época balnear.

Complexo de piscinas da Lagoa

 No concelho da Lagoa, as zonas balneares galardoadas com Bandeira Azul são as da Caloura e Zona Balnear da Lagoa. 
A Zona Balnear da Lagoa é uma das mais frequentadas da ilha de São Miguel. Situado na Rua Cidade de New Bedford, o complexo balnear é considerado “um verdadeiro ‘monumento’ em homenagem a todos os que gostam do sol e do mar. Além de uma piscina coberta, possui piscinas naturais, uma piscina semi-olímpica, piscinas para crianças e excelentes infra-estruturas de apoio, como bar com esplanada, vestiários, sanitários e parque de estacionamento. 
Trata-se de um conjunto de baixios que se estendem de forma irregular por cerca de 150 metros, numa zona em que a costa se apresenta bastante recortada e em que se fez o seu aproveitamento para espaço de lazer. 
No local que deu origem ao actual Complexo de Piscinas já existia, anteriormente, a chamada Piscina Municipal, mas que em virtude do temporal a 26 de Dezembro de 1996, que causou avultados prejuízos, houve necessidade de se proceder a obras de recuperação. Este complexo balnear, segundo a coordenação do Programa Bandeira Azul, “goza de uma adequada integração paisagística, possui excelentes condições técnicas e preserva as excepcionais condições costeiras, nomeadamente a qualidade das suas águas, que por isso mesmo tem alcançado ano após ano a Bandeira Azul”.
 Por tudo isto, pode-se dizer que o Complexo Municipal de Piscinas na Lagoa “usufrui de condições únicas, para que os amantes do sol e do mar possam passar os seus dias de férias de forma inesquecível. Ao sol, associa-se o cheiro da maresia, um céu azul, águas límpidas e transparentes que permitem um horizonte de emoções e pensamentos, num espaço que é rico em convívio e boa disposição”.

Praia da Vinha da Areia

No concelho de Vila Franca do Campo, as zonas balneares com Bandeira Azul são as praias de Água d’Alto, Prainha de Água D’Alto e Vinha d’Areia.
A Praia da Vinha d’Areia localiza-se na freguesia da Ribeira Seca. É uma praia que possui “óptimas” infra-estruturas de apoio, como um bar, restaurante, balneários e sanitários para deficientes e posto de 1º Socorros. É uma praia urbana de areia fina, de pequena dimensão (cerca de 320 metros de comprimento). Localiza-se no complexo Vinha d’Areia, numa zona contígua à Marina da Vila.

Praia do Fogo na Ribeira Quente

No concelho da Povoação, as zonas balneares com bandeira azul são o Portinho do Faial da Terra, a Praia do Fogo e a Ribeira dos Pelames.
A Praia do Fogo é uma zona balnear localizada no sitio do Fogo na freguesia da Ribeira Quente.
Esta praia localizada no lugar do Fogo, na costa sul, é formada por um areal junto a uma baía onde existem várias nascentes hidrotermais submarinas. Este facto torna a água do mar tépida, acontecimento pouco vulgar que torna esta praia bastante frequentada

Areal de Santa Bárbara

No concelho da Ribeira Grande, as zonas balneares com Bandeira Azul este ano são o Areal de Santa Bárbara, Calhetas e a Praia dos Moinhos.
O Areal de Santa Bárbara é uma praia não urbana, de areia fina, caracterizada por ter um extenso areal, uma falésia que o percorre até ao Morro de Santana e a encosta recortada pelos maciços rochosos de  pedra basáltica. Possui infra-estruturas de lazer, sanitários,  vestiários, chuveiros e parque de estacionamento. 
É uma praia muito procurada por surfistas, o que tem levado à construção de empreendimentos turísticos em seu redor.
A Praia dos Moinhos é de areia fina, caracterizada por ter uma falésia recortada pelos maciços rochosos de pedra basáltica. 
Possui infra-estruturas de lazer, sanitários, vestiários, chuveiros e parque de estacionamento. 

Terceira com mais praias

 A ilha com maior número de praias galardoadas com Bandeira Azul é a Terceira. No concelho de Angra do Heroísmo, as zonas balneares galardoadas são Baía do Refugo, Cinco Ribeiras, Negrito, Prainha, Salga, Salgueiros, Silveira, e Marina de Angra do Heroísmo No concelho da Praia da Vitória, as zonas balneares galardoadas com Bandeira Azul são a Praia das Escaleiras, Praia Grande, Porto Martins, Praia da Riviera, Prainha, Quatro Ribeiras, Sargentos, Zona Balnear dos Biscoitos e Maria da Vila Praia da Vitória.
No Faial, as zonas balneares galardoadas são Almoxarife, Castelo Branco, Porto Pim, Varadouro e Marina da Horta. Em Santa Cruz da Graciosa, foi galardoada com a bandeira azul a zona balnear do Barro Vermelho e, em São Roque do Pico, as praias galardoadas foram a Furna de Santo António e a Piscina do Cais.                  

J.P.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima