Catarina Valadão candidata à Secção Regional da Ordem dos Arquitectos

A Ordem dos Arquitectos, durante décadas esteve organizada em apenas duas secções regionais (Norte e Sul). Agora foi dado um passo decisivo que culminou num processo de descentralização que originou a criação de mais 5 secções regionais, entre as quais a dos Açores. Liderada pelo actual Vice-presidente da Ordem dos Arquitectos e actual candidato, pela Lista A – Uma Ordem Presente -, à Presidência da Ordem dos Arquitectos, Daniel Fortuna do Couto, este processo de descentralização, visou aprofundar e melhorar a representatividade e a proximidade dos arquitectos de todo o país à sua Ordem. 
Os arquitectos dos Açores vão, fruto desse processo de descentralização, poder eleger, no próximo dia 26 de Junho, e pela primeira vez na história, os órgãos da Secção Regional dos Açores. 
Como candidata da Lista A, pelos Açores, cuja liderança nacional é assumida por Daniel Fortuna do Couto, está a arquitecta Catarina Valadão, que concorre a Presidente do Conselho Directivo da Secção Regional dos Açores. 
Com um programa com vários pontos no qual, em síntese, pretende normalizar e potenciar a proximidade do apoio jurídico, dar apoio nos processos de concursos públicos, participar na reformulação de planos, criar um caderno único digital de legislação regional, valorizar o papel do arquitecto e da arquitectura, promover a criação do Prémio Regional de Arquitectura, a criação das Jornadas Regionais da Arquitectura Açoriana,  bem como criar o roteiro digital da Arquitectura Açoriana, a par do reforço da aposta nas acções de formação, a candidatura da Lista A é composta por 19 arquitectos de diversas ilhas da Região, tendo, para além de Catarina Valadão, Fernando Monteiro como candidato à Presidência Conselho de Disciplina Regional, Hélène da Silva como candidata a Presidente da Mesa da Assembleia Regional, e Rui Sabino, como mandatário da candidatura. Catarina Valadão é natural de Angra do Heroísmo e Mestre em Arquitectura pela Universidade Lusófona, sendo, ainda, investigadora pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – Universidade de Coimbra e doutoranda do curso de Estudos Contemporâneos da Universidade de Coimbra, onde tem desenvolvido projectos sobre Património Arquitectónico. Actualmente, exerce funções no sector público e privado.
Os Açores vão passar a ter um Secção Regional da Ordem dos Arquitectos. 
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima