22 de maio de 2020

Hospital de Ponta Delgada continua a promover a teleconsulta pediátrica

Desde o dia 23 de Março que está em funcionamento a Consulta Médica Telefónica de Apoio ao Serviço de Urgência Pediátrica, uma nova área de apoio ao serviço de urgência da Pediatria do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES). 
Numa nota à imprensa, o Hopsital refere que no contexto da pandemia à doença Covid-19, causada pelo vírus SARS-Cov2, o Serviço de Pediatria do HDES criou, temporariamente, uma nova forma de apoio não presencial para as dúvidas que surjam aos cuidadores das crianças, no que diz respeito às situações que os levam ao Serviço de Urgência. 
O objectivo principal deste projecto é proporcionar aos pais /cuidadores das crianças apoio para as situações não relacionadas com a doença Covid-19, rastrear patologias com sinais de alarme que devem vir ao Serviço de Urgência, mas também, por outro lado, evitar o atendimento presencial de ocorrências não urgentes oferecendo aos cuidadores informação, aconselhamento e indicação terapêutica para as mesmas. A funcionar em meio período, das 09 às13h00 e de Segunda a Sexta-feira, a Teleconsulta de Urgência Pediátrica registou até à data mais de 200 consultas por telefone e pela página Facebook (Teleconsulta urgência Pediátrica). Permite ainda esclarecimento de dúvidas de rotina quando os pais/ cuidadores das crianças não  conseguem contactar com o seu médico assistente. Em casos seleccionados (suspeita de infecção por SARS-Cov2), é dada indicação para contacto da Linha Açores 24h (808 24 60 24).
Com a reabertura das creches e jardins-de-infância, este serviço será estendido até final do mês de Junho, de modo a permitir aos pais/cuidadores das crianças o atendimento em consulta telefónica para as situações que podem surgir com a entrada na escolaridade. Esta consulta poderá ser reactivada no futuro e se justificável, perante a emergência de novo surto por Covid-19, lê-se na nota emitida pelo hospital de Ponta Delgada. O número para o qual poderão contactar a Teleconsulta de Urgência Pediátrica é o 296 203 779, das 09h00 às 13h00 e de Segunda a Sexta-feira.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima