O presidente do PSD/Açores propôs o Dia dos Açores (1 de Junho) como “a data simbólica para serem retomadas as ligações aéreas inter-ilhas no arquipélago”, salvaguardando “a garantia de todas as medidas de segurança para que isso aconteça”, sugeriu.
Segundo José Manuel Bolieiro, “acautelando a protecção dos passageiros, e com regras definidas, o regresso à actividade da SATA Air Açores será uma manifestação de grande confiança”, defendeu, lembrando que aquela data “celebra o Espírito Santo, uma entidade que une os açorianos, o que reforçaria o simbolismo da medida”, avançou.
O líder social-democrata falava no encerramento da quarta sessão do Congresso da Sociedade, em que foi debatido o futuro de São Jorge, ouvindo as opiniões e propostas dos cidadãos da ilha, onde frisou que “temos de substituir o medo pela confiança”, afirmou.
“Tem de ser encontrado o equilíbrio entre a economia e a vivência social”, frisou, quando “já foi aplanada a curva do índice de contágio da Covid-19, sendo preciso fazer conviver os meios de protecção com o risco inerente que a pandemia nos apresenta”, disse.
Bolieiro acredita que pode haver assim “uma luz sobre a unidade do arquipélago, mesmo que haja diferentes tratamentos em termos de segurança, que se justificam pelo estado diferente que cada ilha viveu nestes meses”, adiantou.
O presidente do PSD/Açores destacou a capacidade dos jorgenses, cuja ilha mostra um histórico de grande potencial no mercado regional, “que pode e deve ser reforçado”.
“A excelência dos seus produtos, nomeadamente o seu queijo, que pode valer muito mais, não pela quantidade, mas pela qualidade e pela inovação”, realçou o líder do partido, apostado em “definir estratégias, através das análises swat, mas também identificando as dificuldades para poder ter soluções”.
O Congresso da Sociedade, coordenado por Sofia Ribeiro, é uma iniciativa criada para ouvir e valorizar o contributo individual dos açorianos para o futuro colectivo da Região.
Terá sessões relativas a todas as ilhas do arquipélago, sendo realizado em formato digital, por videoconferência, na sequência das restrições resultantes da pandemia da Covid-19.