A Universidade de Indiana será a promotora virtual do roteiro

Consulado dos EUA e investigadores locais desenvolvem um guia digital para o Turismo americano nos Açores

O Consulado dos Estados Unidos da América nos Açores e os historiadores Susana Burkat Trubey e Sérgio Rezendes preparam um guia digital da presença norte americana no arquipélago, por solicitação do Laboratório de Diplomacia do Departamento de Estado daquele país, tendo como parceiro a Universidade de Indiana. Importante contributo para reforçar a amizade entre as ilhas e os EUA, visa apoiar e cimentar a presença do Turismo norte-americano no arquipélago numa fase pós- Covid-19, promovendo os Açores naquele mercado, desde a origem até à visita, enriquecendo a estadia com base na centenária Cultura entre os dois povos. 
Podendo atingir aproximadamente uma centena de locais, esta cooperação ocorre nas comemorações dos 225 anos do Consulado e na esteira de outros eventos comemorativos como os centenários da defesa de Ponta Delgada pelo USS “Orion”, a 4 de julho de 2017, ou do primeiro voo nos Açores, a 16 de fevereiro de 2018. Dos vários locais ou “spots”, destacam-se os Anjos, em Santa Maria, onde Cristóvão Colombo rezou no seu regresso das Antilhas; a Central de Cabos da “Western Union Telegraph Company” no Faial e as bases aéreas ou aeronavais em Santa Maria, Terceira e São Miguel durante ou após os conflitos mundiais, numa ambiência que ultrapassa os tradicionais temas do bote baleeiro e da emigração. Em alguns casos, até tópicos mais exóticos são evocados, caso das cimeiras conjuntas na ilha Terceira, o enigmático “Mary Celeste” ou a presença do USS “Scorpion” no Mar dos Açores, complementando o contributo açoriano na guerra da Independência daquela nação, seja pela preciosa ajuda de Peter Francisco, seja pelo combate da unidade naval norte-americana “General Armstrong” no porto da Horta. 
O Património Cultural e o Dever de Memória tornam-se assim novamente, um fator de promoção e união das ilhas com os EUA, aliando-se agora à dinamização da economia por intermédio da área da História: a Cônsul dos Estados Unidos da América nos Açores, Kathryn Ryan Hammond, tem um bacharelato em História pelo St. Mary’s College of Maryland e Susan Burkat Trubey, nascida em 1948 em Boston e residente nos Açores desde 1999, tem-se dedicado ao estudo da presença norte americana nas ilhas durante a I Guerra Mundial, apoiada de perto pelo conhecido historiador e nosso colaborador, Sérgio Rezendes. 
A Universidade de Indiana será a promotora virtual do roteiro ao transformar as fichas de inventário dos diferentes locais numa aplicação com QR Code, acessível aos turistas por intermédio de um telemóvel com leitura bidimensional. Comemorando os seus duzentos anos em 2020, a história da Universidade de Indiana está repleta de pensadores com mentes abertas e feitos, cujos legados são extraordinários nas áreas da Arte, da Ciência ou do Ensino, destacando-se a formação de líderes construtores de comunidades, estendendo-se agora no seu aniversário e no do consulado aos Açores, em colaboração com historiadores locais. 
Ao Correio dos Açores, a Cônsul Kathryn Ryan Hammond disse em nome da representação diplomática daquele país que “estamos muito satisfeitos em apoiar esta iniciativa através do Laboratório de Diplomacia do Departamento de Estado dos EUA. 
O Laboratório de Diplomacia é uma parceria público-privada que colabora com estudantes e professores de Universidades Norte-Americanas, aproveitando os seus recursos para desenvolver desafios na política externa. O Consulado dos EUA nos Açores candidatou-se para a criação de uma App para telemóveis sobre a história dos EUA - Açores e fomos selecionados para trabalhar no desenvolvimento dessa App, com a Universidade de Indiana. No próximo semestre, os alunos do curso de informática irão criar a referida aplicação.” 
Para apoio o consulado conta com a ajuda de uma jovem universitária norte-americana, estagiando nas ilhas ao abrigo de intercâmbios académicos com universidades daquele país, equacionando-se de momento, segundo Sérgio Rezendes, a parceria com outras organizações nas nove ilhas.                                                

C.A.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima