Ribeira Grande e Lagoa abrem época balnear com segurança reforçada

A abertura da época balnear no concelho da Ribeira Grande teve lugar com o hastear da bandeira azul na praia de Santa Bárbara, freguesia da Ribeira Seca. O presidente da Câmara ribeira-grandense, Alexandre Gaudêncio, assinalou a data, a que repete, mais uma vez, o galardão de qualidade.
Na ocasião, o edil deu conta das novidades implementadas ao nível da segurança com o intuito de reforçar as condições existentes. “Queremos que quem usufrui das zonas balneares do concelho se sinta seguro e foi a pensar nos banhistas que implementamos várias medidas”, começou por dizer.
Em termos concretos, as medidas introduzidas permitiram “aumentar para quatro os postos de vigilância na praia de Santa Bárbara, abrangendo toda a extensão da mesma. Para deste reforço, também estendemos o horário de vigilância que passa a funcionar das 10h00 às 19h00”, acrescentou.
A pensar na prontidão do socorro a situação mais urgentes, a Câmara da Ribeira Grande “equipou as zonas balneares de desfibrilhadores, tendo para o efeito os nadadores-salvadores recebido formação específica para trabalharem com aquele equipamento, caso seja necessário”, ressalvou o edil, citada numa nota autárquica.
À semelhança do ano passado, as zonas balneares mantêm a informação associada ao projeto ColorADD (informação para daltónicos), praia acessível (este ano reforçada com uma zona reservada para pessoas com mobilidade reduzida) e, em colaboração com a Spot Azores, será disponibilizada informação sobre a lotação das praias.
Acompanhado pelo vereador Filipe Jorge, pelo presidente da junta de freguesia da Ribeira Grande, João Moniz e pelo representante da Associação de Nadadores-Salvadores da Costa Norte, Marco Medeiros, Alexandre Gaudêncio manifestou a satisfação pelo caminho percorrido.
“O hastear de três bandeiras azuis nas zonas balneares do concelho comprova o bom trabalho que vimos realizando ao nível da valorização destas, em particular limpeza, manutenção e reforço das ações de sensibilização junto da população para a preservação do meio ambiente”, sublinhou Alexandre Gaudêncio.
Para além da praia de Santa Bárbara, a praia dos Moinhos (Porto Formoso) e a zona balnear das Calhetas (Calhetas) são as três zonas balneares do concelho da Ribeira Grande que voltarão a ostentar a bandeira azul no verão de 2020. Já a praia do Monte Verde, praia da Viola e a praia do Calhau da Maia terão vigilância aos fins-de-semana.
Na Lagoa, a época balnear também arrancou com o hasteamento simbólico da bandeira azul no Complexo Municipal de Piscinas da Lagoa, pelo 24.º ano, e no porto da Caloura, pelo 21.º ano consecutivo. Em simultâneo, ambos os locais foram galardoados com as bandeiras “Qualidade de Ouro” e o Complexo Municipal de Piscinas de “Praia Acessível”.
De referir que, ambas as zonas balneares foram preparadas de acordo com as recomendações da Autoridade Regional de Saúde, Direção Regional dos Assuntos do Mar e Autoridade Marítima, a ter em consideração para se evitar o alastramento da doença Covid-19. Face às circunstâncias excecionais e no esforço coletivo de prevenção da doença COVID-19, foram adoptadas novas condicionantes de funcionamento nas zonas balneares. As restrições e limitações serão dinâmicas e decorrerão naturalmente da avaliação e evolução do surto pandémico mundial, da sua evolução na região e das correspondentes orientações das autoridades de saúde.  O Complexo Municipal de Piscinas da Lagoa funcionará apenas com acesso ao mar, com lotação máxima de 300 utentes, sendo que os chuveiros/vestiários não estarão disponíveis, à exceção dos chuveiros exteriores, nos quais não poderá ser utilizado shampoo e produtos higiénicos afins.
No que diz respeito ao horário de funcionamento, este será das 9h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00.
Relativamente à zona balnear do Porto da Caloura, a mesma manterá o regime de acesso habitual mas condicionado à compatibilização entre a permanência e o distanciamento social. Também nesta zona balnear os chuveiros/vestiários interiores não estarão disponíveis - apenas o exterior, refere uma nota da autarquia.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima