Jorge Rita reconduzido na Presidência da Federação Agrícola dos Açores e na Vice-presidência da Confederação de Produtores

A Associação Agrícola de São Miguel, presidida por Jorge Rita, foi reconduzida na presidência da Direcção da Federação Agrícola dos Açores na reunião da Assembleia-Geral Ordinária, a qual de elegeu por unanimidade os novos corpos sociais para o biénio 2020/2022.
Fazem parte como membros da Direcção a Associação Agrícola da Ilha Terceira, a Associação de Agricultores da Ilha do Pico, a Fruter, a Associação de Agricultores da Ilha das Flores e como suplente a Associação de Agricultores da Ilha do Faial.
A Mesa da Assembleia-Geral mantém a Associação de Agricultores da Ilha Graciosa na presidência e como primeiro e segundo secretários a Associação de Agricultores da Ilha de São Jorge e o Núcleo de Criadores de Raças de Carne da Ilha Terceira, respectivamente.
Igualmente no Conselho Fiscal, a Associação dos Jovens Agricultores Micaelenses mantém a presidência tendo como vogais a Associação dos Jovens Agricultores Terceirenses e a Associação de Agricultores da Ilha de Santa Maria e como suplente do Conselho a Associação de Agricultores da Ilha do Corvo.
Segundo informação disponibilizada após a votação, os novos Corpos Sociais tomam posse num período de grandes desafios para os Agricultores: os efeitos da pandemia na nossa economia local, o período de transição entre Quadros Comunitários de Apoio e de como poderão os Açores, enquanto região Ultraperiférica, alinhar-se da melhor forma na nova arquitectura da Política Agrícola Comum - onde a sustentabilidade ambiental e a segurança alimentar são os pilares – para fomentar o desenvolvimento rural.
A Federação Agrícola dos Açores mantém a sua responsabilidade enquanto parceiro social na defesa intransigente dos Agricultores e da Agricultura dos Açores, lê-se na nota emitida. 

Jorge RITA reeeleito 
Vice-presidente da CAP
Na Confederação de Agricultores de Portugal (CAP), também houve eleições. Eduardo Oliveira e Sousa foi reeleito, em Assembleia-Geral de Associados, Presidente da Direcção da CAP, sendo assim, reconduzido para um novo mandato de três anos, após ter liderado a Confederação no decurso do triénio que cessou (2017/2019). Um dos vice-presidentes reconduzidos no cargo é Jorge Rita da Federação Agrícola dos Açores, enquanto associada da CAP. 
Como organização socioprofissional agrícola, a CAP agrupa cerca de 250 organizações de todo o País. Desde 1977 que tem o estatuto de Parceiro Social no Conselho Económico e Social e integra a Comissão Permanente de Concertação Social. A Confederação assumiu, a partir de 1986, a representação de Portugal junto da Comissão Europeia, em Bruxelas, onde mantém uma delegação permanente, sendo membro do COPA, organização de cúpula das Organizações Agrícolas da União Europeia.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima