Programa de recuperação de habitação degradada é prioritário nas ilhas

A Secretária Regional da Solidariedade Social disse ontem que a requalificação do património edificado tem sido uma prioridade do Governo dos Açores, salientando que o programa de apoio à recuperação de habitação degradada tem permitido, um pouco por todas as ilhas, “a melhoria das condições de habitabilidade das famílias”.
Andreia Cardoso, que falava à margem de uma visita às obras de recuperação de infraestruturas do bairro Nossa Senhora de Fátima, em Santa Cruz das Flores, no âmbito da visita estatutária a esta ilha, salientou que “tem havido um forte investimento por parte do Governo dos Açores no apoio à recuperação de habitações degradadas, bem como à construção de habitação própria para jovens casais, em parceria com as Câmara Municipais”.
Nesse sentido, no âmbito da visita estatutária ao Corvo, a governante visitou duas habitações reabilitadas, resultantes de um contrato ARAAL celebrado com o município.
A Secretaria Regional da Solidariedade Social, através da Direção Regional da Habitação, celebrou um contrato ARAAL no valor de 100 mil euros com a Câmara Municipal do Corvo em 2017, que visava a recuperação de 16 habitações na zona histórica da vila.
A responsável pela pasta da Habitação recordou o novo programa ‘Casa Renovada, Casa Habitada’, que permite a reabilitação de habitações devolutas, e a sua posterior integração no mercado de arrendamento de longa duração.
“A modalidade ‘Renovar para Arrendar’ assegura a concessão de um apoio financeiro para obras de reconversão de imóveis devolutos em imóveis com condições para integrar o mercado de arrendamento”, explicou Andreia Cardoso, acrescentando que “esta modalidade garante um apoio de 100 por cento do orçamento da intervenção e reveste a forma de subsídio reembolsável sem juros”.

Bombeiros recebem ARICAS

A Secretária Regional da Saúde entregou ontemsete aparelhos de respiração autónoma (ARICAS) e um nebulizador para desinfecção de ambulâncias ao corpo de Bombeiros Voluntários da Ilha das Flores.
Teresa Machado Luciano sublinhou que se trata de “um esforço do Governo dos Açores, no valor global de 134 mil euros, para modernizar os 17 corpos de bombeiros da Região, reforçando a segurança e agilizando o trabalho de quem nos socorre”.
O Governo Regional adquiriu 100 ARICA e 17 nebulizadores, que estão a ser distribuídos pelos corpos de bombeiros do arquipélago, com o objetivo de “renovar e modernizar o equipamento já existente e reforçar a segurança da intervenção dos profissionais e do transporte de utentes”, afirmou a governante, salientando que o Governo dos Açores fez um esforço de investimento superior a 299 mil euros no que se refere ao corpo de Bombeiros Voluntários da Ilha das Flores em 2019, direcionado sobretudo para o transporte de doentes, mas também para reparação de viaturas, beneficiação de instalações e aquisição de fardamento e equipamento.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima