Na Praça Nossa Senhora do Rosário

Busto em homenagem ao reverendo Simão Leite Bettencourt

A Câmara Municipal de Lagoa anunciou que vai homenagear e perpetuar a memória do lagoense Padre Simão Leite de Bettencourt, com a edificação de um busto, em bronze, na praça de Nossa Senhora da Graça, na freguesia de N. Sra. do Rosário, na Lagoa. Trata-se de um compromisso do anterior executivo, liderado, na altura, por João Ponte, que será agora concretizado, tendo sido a proposta para a sua edificação aprovada em reunião de Câmara.
Tendo em consideração a importância desta individualidade no desenvolvimento cultural, social e da educação do Concelho de Lagoa, a edilidade lagoense, refere em nota, que decidiu homenagear este ilustre lagoense com um busto, executado pelo escultor Álvaro Raposo de França, que terá 60 centímetros de altura, e será montado em cima de um plinto cilíndrico de betão, ficando posicionado no extremo sudoeste do jardim da praça de N. Sra. da Graça.
A Câmara receorda que  que, o Padre Simão Leite de Bettencourt nasceu no concelho da Lagoa, no dia 28 de Outubro de 1913, e foi um ilustre açoriano, membro do clero, filósofo e ensaísta, poliglota e personalidade dotada de vasta cultura. 
Uma personalidade incontornável das letras, este sacerdote formou-se em Filosofia, Teologia e Direito Canónico na Universidade Gregoriana, tendo sido autor de vários artigos de opinião e manuscritos de teor humanista e universal. 
Para além disso, o reverendo Simão Leite Bettencourt foi um acérrimo defensor dos valores humanistas e do exercício da cidadania ao longo da sua vida, traduzidos no desempenho da sua atividade como padre em Roma, São Paulo, Rio de Janeiro, São José da Califórnia, Okland e também como Diretor Espiritual do Seminário Diocesano de Angra do Heroísmo e colaborador direto do Papa João XXIII. O homenageado notabilizou-se ainda pela sua vocação pedagógica, tendo leccionado em diversos países, e dominava para além das línguas clássicas (latim, grego e hebraico), as línguas francesa, espanhola, italiana, alemã e russa, tendo vindo a falecer no dia 30 de Abril de 1975, na Lagoa. 
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima