Rede de ATL do Município de Ponta Delgada reabre a 1 de Julho com novas regras

A Câmara Municipal de Ponta Delgada anunciou que a sua  Rede de ATL (Ateliers de Tempos Livres) reabre a 1 de Julho, com os cuidados e equipamentos necessários para garantir a segurança das crianças e funcionários.
Tendo por base os novos planos de acção que surgiram na sequência da Covid-19, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, nos meses de Julho, Agosto e ao longo da primeira quinzena de Setembro, alargou o número de salas de ATL e contratou cerca de 40 novos animadores sócioculturais.
São mais 19 as salas de ATL (48 salas no total), 75 colaboradores da rede municipal de ATL e 37 estudantes do curso de Educação Básica da Universidade dos Açores, que  frequentaram a formação online dada pela USISM - Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, para garantir as condições necessárias à abertura destes espaços municipais.
No mês de Julho, os ATL municipais de Ponta Delgada vão receber 571 crianças e em Agosto 563. O horário de funcionamento será das 08h00 às 19h00. A recepção das crianças será entre as 08h00 e as 09h00 e a saída das 17h30 às 18h30.
Seguindo as regras actualmente em vigor, as crianças não podem permanecer no ATL por período superior ao estritamente necessário.
Entre outras regras, à chegada e saída do ATL, a criança é recebida à porta do estabelecimento, apenas por uma pessoa, que usará equipamento de protecção necessário e a reencaminhará para a respectiva sala.
A criança terá de desinfectar as mãos à entrada do ATL e na sala, utilizando o dispensador de solução à base de álcool que se encontra no local.
Será ainda feita a medição e o registo da temperatura da criança à entrada e à saída e  caso esta apresente febre, não poderá permanecer no espaço.
Os objectos pessoais da criança são colocados em local devidamente identificado e deve-se evitar a circulação dos encarregados de educação, e/ou pessoas pelos mesmos designadas, dentro do espaço de funcionamento do ATL.
Tendo em conta a importância do brincar no desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças, serão promovidas actividades diversificadas e divertidas no espaço onde funciona o ATL. Por precaução, não serão realizadas saídas. As actividades e projectos serão planeados escutando as crianças e tendo sempre em conta o contexto actual.
Nesta fase estão canceladas festas e reuniões com encarregados de educação presenciais. 
Serão, ainda, realizados registos das novas regras de segurança e elaborados cartazes e panfletos que ficarão afixados em locais visíveis, refere a nota da autarquia.
A redução do número de crianças por sala foi assegurada para que fosse cumprido o distanciamento recomendado de 1,5 a 2 metros nas diferentes actividades lúdicas.
As crianças e animadores estão distribuídos por várias salas e cada animador está responsável por apenas um grupo. Assim, é evitado o contacto entre grupos.
Cada criança terá material individual necessário para a actividade a realizar e será salvaguardada a desinfecção e partilha de objectos.
Por questões de higiene e segurança, cada criança deixará o calçado à entrada da respectiva sala, sendo necessário calçado extra para permitir a troca, ficando este último no ATL, refere ainda a nota da autarquia.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima