Açores reforçam quotas para enfermeiro especialista no Serviço Regional de Saúde

A Secretária Regional da Saúde anunciou ontem que a quota para progressão a enfermeiro especialista foi reforçada em 59 vagas, que se juntam às 288 definidas em 2018, permitindo a progressão na carreira a mais enfermeiros especialistas no Serviço Regional de Saúde.
Teresa Machado Luciano, em declarações à margem de uma reunião com a Delegação Regional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, salientou ainda que “foi resolvida a questão da criação da direcção de enfermagem, que vai ser criada nas unidades de saúde de ilha e, adicionalmente ao previsto inicialmente, também nos hospitais, entidades públicas empresariais regionais”.
Relativamente à valorização remuneratória, decorrente da Lei n.º 114/2017, de 29 de Dezembro, “é um processo longo, porque estamos a falar de 1.600 enfermeiros na Região, de contagens de pontos, de avaliações, mas deverá estar concluído até agosto de 2021”, garantiu a titular da pasta da Saúde.
A Secretária Regional adiantou também que “os enfermeiros, a partir de Janeiro de 2021, serão já avaliados como toda a Administração Pública, por via do SIADAPRA - Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho da Administração Pública Regional dos Açores”.
Segundo Teresa Machado Luciano, este empenho do Governo dos Açores na melhoria das condições de trabalho dos enfermeiros na Região reflete “o apreço por estes profissionais, que são essenciais para a qualidade dos cuidados prestados nas nove ilhas, que dão o seu melhor, neste momento, para superar a emergência de saúde pública da Covid-19”.
“Para a concretização destas medidas foi essencial também a negociação com as delegações regionais dos sindicatos representativos dos enfermeiros e o diálogo com a Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros nos Açores”, frisou a Secretária Regional.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima