SATA pede auxílio de 163 milhões de euros ao Governo da República para sobreviver

O Conselho de Administração do Grupo SATA emitiu um comunicado a dar conta de que “são necessárias medidas públicas de apoio no prazo imediato, em linha com a generalidade das companhias aéreas na Europa” e que remeteu uma comunicação ao Governo Regional a dar conta desse facto. Isto traduz-se na necessidade imperativa da empresa obter um auxílio do Estado no valor de 163 milhões de euros como forma de “prover as necessidades de liquidez até ao final do corrente ano de 2020. Este apoio é a garantia para que o Grupo SATA possa obter financiamento bancário”, pode ler-se.
No comunicado, a SATA relembra que tinha sido iniciado em 2020 um processo “com o objectivo de definir linhas de actuação operacionais, por forma a potenciar receita e a optimizar custos”, mas que a Pandemia de Covid-19 teve como consequência “uma suspensão generalizada das actividades de aviação, condicionando o seu processo de transformação”.
O Grupo SATA refere também que “foram implementadas todas as medidas possíveis ao dispor da gestão, num cenário em que a preservação da empregabilidade era fundamental”, contudo, as medidas tomadas revelaram-se “insuficientes para colmatar as necessidades de tesouraria que o Grupo enfrenta, sendo necessária uma intervenção pública por parte do Governo da República”.
A empresa revela ainda no comunicado que as necessidades financeiras “foram identificadas e estimadas pela empresa”, concentrando-se em três áreas: Deficit de exploração resultante da queda abrupta da procura, pagamento de divida vencida a fornecedores e amortização das linhas de financiamento bancário anteriormente contratadas e já em situação pós-moratória.
A SATA sublinha igualmente que o valor pedido “pode ser reavaliado em função da evolução do surto de COVID-19 e de eventuais exigências ao Plano de Desenvolvimento” e que o processo agora em curso “permitirá ultrapassar esta fase difícil e implementar, de seguida, as iniciativas para desenvolver todo o potencial do Grupo SATA”.       

L.L.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima