Açores vão acolher conferência na Presidência Portuguesa da UE sobre clima e oceanos

Uma das apostas deste Governo prende-se com a implementação da estratégia ‘Portugal Espaço 2030’, que a partir deste ano prevê um investimento global de 2.500 milhões de euros para a próxima década, a partilhar entre os setores público e privado e de modo a atrair investimento europeu para Portugal, multiplicando em cinco vezes o investimento público nacional através do Fundo Ciência e Tecnologia”.
A afirmação pertence à deputada do Partido Socialista dos Açores à Assembleia da República, Lara Martinho, que intervinha na audição ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A parlamentar destacava assim a aposta do Governo ao estimular o crescimento da atividade sobre sistemas espaciais e de observação da Terra, no contexto da valorização do posicionamento Atlântico de Portugal na Europa, assim como valorizando a copresidência portuguesa do Conselho da Agência Espacial Europeia, ESA (2020-23).
Quanto à Universidade dos Açores, e sem esquecer a importância do reforço de financiamento para esta instituição, a parlamentar questionou para quando se prevê “a assinatura do contrato tripartido entre o Governo da República, Governo dos Açores e Universidade dos Açores”.
Já em resposta, o Ministro referiu a valorização atlântica de Portugal, na qual o espaço, o clima e os oceanos, assumem uma importante relevância, adiantando ainda que na preparação para a presidência portuguesa se definiu fazer nos Açores, em Junho de 2021, uma grande conferência sobre esta temática, que se encontra a ser planeada com o Governo Regional.
“Esta relação assume uma relevância importante no que tem sido o papel do Air Center”, afirmou o Ministro acrescentando ainda que Portugal foi convidado a assumir a Presidência do Eureka a partir de Agosto de 2021 e a qual atribuem ao Air Center, sendo o tema da próxima cimeira ministerial da ESA, a ocorrer entre 23 e 24 de Julho, em Lisboa.
Quanto à Universidade dos Açores, o Ministro referiu que a reunião que se encontrava em preparação, para ocorrer no 2 de Abril, teve de ser cancelada por via da pandemia da Covid-19, acrescentando ainda estar a ser preparado este processo para ser aprovada uma resolução em Conselho de Ministro, acrescentando que tem feito um acompanhamento sistemático sobre a matéria.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima