14 de julho de 2020

Assimetrias Norte/Sul

Os dois hemisférios do planeta Terra são muito diferentes entre si.
A área dos continentes é muito maior no hemisfério Norte, nele ficando a América do Norte, a Europa, quase toda a Ásia e parte da África.
No hemisfério Sul, encontramos a América do Sul, parte da África e a Austrália. É, portanto, uma área muito menor.
De igual modo, a população que vive no hemisfério Norte é muitas vezes maior do que a que vive no hemisfério Sul.
Também no que se refere à qualidade de vida, ela é muito melhor nos países do hemisfério Norte. A exceção é a Austrália, que fica no hemisfério Sul, mas este é um país com muito elevado nível de vida: uma das razões para o crescente crescimento económico da Austrália é a sua diversidade económica: o turismo, a educação, a indústria mineira, a tecnologia, que se reflete, entre outros, na modernização da agricultura.
No hemisfério norte, ficam os países mais ricos do mundo, entre eles os Estados Unidos, o Canadá, os Emiratos Árabes, o Japão ou a China. Mas interessante será revisitar os países do Norte da Europa, de acordo com o Índice de Mobilidade Social 2020: a Dinamarca, a Noruega e a Finlândia são os países onde os cidadãos podem ter uma vida próspera , sustentada na igualdade de oportunidades. Por isso, nos «nossos» países nórdicos, não existem as assimetrias e a violência que estão por resolver em muitos dos outros.  
               10 de Junho de 2020
José Pacheco de Almeida

Print
Autor: CA

Categorias: Opinião

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima