Inaugurado Parque de Ciência e Tecnologia na Terceira

Já foi adjudicado investimento de 6,4 milhões de euros no Nonagon da Lagoa, anuncia Vasco Cordeiro

O Parque de Ciência e Tecnologia da Terceira - TERINOV, um investimento de cerca de nove milhões de euros, foi inaugurado ontem pelo Presidente do Governo dos Açores. “Nós estamos aqui a inaugurar bem mais do que um edifício. É certo que a face mais visível é aquela que é composta por estas antigas instalações de um hospital militar e da Universidade dos Açores, mas gostaria de realçar a ambição e a dimensão deste projeto”, salientou Vasco Cordeiro.
No início da visita do Governo à ilha Terceira, o Presidente do Governo realçou que o investimento no TERINOV permitiu, assim, requalificar uma importante zona urbana do concelho de Angra do Heroísmo, que passou a acolher um complexo científico e tecnológico funcional, moderno, crescentemente equipado e bastante apelativo.
Nesse sentido, adiantou que este parque já acolhe 37 projectos - 33 de natureza empresarial e quatro de cariz científico -, que são responsáveis por mais de 115 postos de trabalho qualificados nas principais áreas estratégicas para as quais está vocacionado, nomeadamente a Agroindústria, as Indústrias Culturais e Criativas e as Tecnologias de Informação e Comunicação. Além disso, 80% dos serviços prestados no TERINOV dirigirem-se a clientes do exterior da Região, sendo que existem empresas que trabalham exclusivamente para o mercado de exportação, sublinhou Vasco Cordeiro, destacando ainda a capacidade que apresenta para estabelecer parcerias com várias instituições, como a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, a Universidade dos Açores, a Portugal Ventures, a rede Startup Europe, o Atlantic Internacional Research Centre – AIR Centre, a UMass Lowell e a Fundação para a Ciência e Tecnologia, entre outras.
Segundo disse, é também neste parque que está sedeado o Centro de Operações Espaciais (COpE), dedicado ao programa europeu Space Surveillance and Tracking (SST). “No final deste mês de julho ou no início de Agosto, vão iniciar-se os trabalhos de montagem das infraestruturas e equipamentos, obras correspondem a um investimento superior a um milhão de euros, assumidos pelo Governo dos Açores e pelo Ministério da Defesa Nacional”, adiantou.
“Este é um empreendimento que, pelos seus objetivos, pela sua ambição, mas, sobretudo, pelos resultados que já apresenta, constitui-se como uma das molas impulsionadoras de uns novos Açores, abertos, de forma crescente, ao mundo, competindo com os melhores também em áreas de ponta, cada vez ambiciosos, qualificados e competitivos”, garantiu.
Vasco Cordeiro anunciou o lançamento de um concurso para atribuição de 10 bolsas de doutoramento, num investimento de mais de 700 mil euros.
Na ocasião, Presidente do Governo anunciou que já foi adjudicado o investimento de 6,4 milhões de euros no NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha de São Miguel, e que se traduz na construção do Centro Empresarial de Tecnologia de Informação e Comunicação.
Vasco Cordeiro recordou que a taxa de ocupação do NONAGON já atingiu os 100 por cento, acolhendo várias empresas de base tecnológica e cerca de 200 postos de trabalho direto.

 Arrancam as obras de construção
da rampa roll-on/roll-off
O Presidente do Governo também presidiu ontem à cerimónia que marcou o arranque das obras de construção da rampa roll-on/roll-off e de melhoria da operacionalidade e abrigo do Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, na Terceira, um investimento de cerca de 14 milhões de euros que vai potenciar as ligações marítimas nesta ilha do Grupo Central.
“Este é um investimento que concretiza um dos vetores essenciais de reforço da ligação entre a cidade e o concelho de Angra do Heroísmo com o mar. A sua importância acaba por se alicerçar na significativa melhoria de condições de operacionalidade que vai ter em relação à situação presente”, afirmou Vasco Cordeiro, no primeiro dia da visita do Governo dos Açores à ilha Terceira.
Segundo disse, o aumento do cais principal deste porto para um total de 180 metros reforçará a sua capacidade para receber escalas de navios de cruzeiros temáticos, enquanto a construção da rampa roll-on/roll-off potenciará as ligações marítimas com as ilhas do Grupo Central, através dos navios ferry da Atlânticoline, passando a ter condições para o transporte de passageiros e viaturas em toda a sua plenitude. Esta empreitada no Porto das Pipas insere-se num conjunto de investimentos que tem sido concretizado em infraestruturas portuárias e respetivos equipamentos na Terceira, assegurou Vasco Cordeiro, salientando que, apenas neste mandato, entre obras concluídas, obras que estão a decorrer e obras já lançadas, ascende a cerca de 28 milhões de euros.
 Na sua intervenção, Vasco Cordeiro salientou, por outro lado, que tem sido desenvolvido, desde logo pela empresa Portos dos Açores, um “trabalho aturado” noutro investimento estruturante para a Terceira, o Terminal de Cruzeiros da Praia da Vitória.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima