Passageiros que façam viagem para os Açores obrigados a responder a inquérito para avaliação de risco

A Secretaria Regional da Saúde disponibiliza um questionário online de avaliação do risco para pessoas que pretendem entrar na Região Autónoma dos Açores, que visa facilitar e tornar mais célere a chegada ao arquipélago.
Os passageiros devem preencher o questionário da Autoridade de Saúde Regional, disponível no site https://destinoseguro.azores.gov.pt/ e distribuído também pelas companhias aéreas, nas 72 horas antes da partida.
A informação recolhida no questionário, que se destina à avaliação de risco e deteção precoce, é integrada automaticamente na plataforma Covid-19, tornando o processo administrativo associado ao acolhimento do passageiro mais fácil e célere.
Além disso, o preenchimento dos dados pelo próprio passageiro minimiza o risco de erros no registo da informação, como os contactos, facilitando a comunicação do resultado.
Para agilizar o processo de entrada na Região, foram realizados desenvolvimentos adicionais ao sistema de informação Covid-19, como a criação automática da requisição para a realização do teste do sexto dia e a produção de relatórios sobre a comunicação dos resultados, que viabilizam a monitorização e a correcção de erros.
O Governo dos Açores tem seguido uma estratégia de reforço da segurança e de agilização do acolhimento de passageiros na Região, alargando a rede de laboratórios para a realização de despiste ao coronavírus SARS-CoV-2 antes do embarque, promovendo novo teste de despiste ao sexto dia, reforçando equipas e sistemas de suporte ao processo de colheita, análise laboratorial e comunicação do resultado.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima