Centros de Reabilitação de Aves Selvagens dos Açores já acolheram mais de mil aves

A rede de Centros de Reabilitação de Aves Selvagens dos Açores, desde a abertura do primeiro Centro e até ao final de 2019, já acolheu mais de mil Aves. Os números foram divulgados pela Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo.
Marta Guerreiro falava no momento da libertação de um mocho juvenil que foi encontrado em Maio, na freguesia do Porto Formoso, quando ainda era uma cria, tendo sido recepcionado e acompanhado no Centro de Reabilitação de Aves Selvagens de São Miguel (CERAS).
Segundo a governante, o CERAS, inaugurado em 2016, é também um espaço muito relevante de promoção para a sensibilização ambiental acerca das aves selvagens dos Açores e as suas principais ameaças, tendo dinamizado, até à data, diversas acções de sensibilização, que abrangeram cerca de 3.000 pessoas, essencialmente o público escolar.
O CERAS contempla espaços de recepção, de tratamento, de quarentena e de internamento, e ainda um pequeno laboratório, zona de preparação e guarda de alimentos e equipamentos de refrigeração para armazenamento de material biológico.
A Secretária Regional referiu, ainda, que este Centro também colabora com alguns projectos, como o LixAZ, que tem por objectivo estudar o impacto do lixo marinho no mar dos Açores, através da análise do conteúdo estomacal dos cadáveres das aves marinhas, que são recolhidos e armazenados no CERAS e, posteriormente, enviados para o Departamento de Oceanografia e Pescas para averiguar a presença de microplásticos. 
Na ocasião, Marta Guerreiro explicou que a ave foi encontrada por um cidadão que reportou a situação através da linha SOS Ambiente.
“A linha SOS Ambiente reveste-se de elevada importância para a promoção de uma cidadania ambiental cada vez mais activa e, particularmente, no apoio à recuperação de aves selvagens, uma vez que 79% das chamadas telefónicas recebidas, desde que entrou em funcionamento, respeitam à fauna selvagem”, acrescentou Marta Gueiira, citada pelo GaCS.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima