Galeria Fonseca Macedo recebe louvor da Câmara de Ponta Delgada

O Município de Ponta Delgada entregou, um voto de louvor à Galeria Fonseca Macedo pelo seu 20.º aniversário.
Na ocasião, o vereador que tutela a área da cultura, Paulo Mendes, acompanhado pelo  responsável pela Unidade Orgânica de Património Cultural da Autarquia, José de Mello, aproveitou a ocasião para apreciar a exposição colectiva, que assinala os 20 anos desta casa, intitulada “2000-2020: 20 anos de exposições”.
Numa visita guiada por Fátima Mota, fundadora da Galeria, o vereador da autarquia reforçou “a importância dos agentes culturais na retoma à normalidade e na renovação da esperança”.
“Com este singelo voto, o Município pretende reconhecer publicamente a importância que a cultura tem no nosso desenvolvimento e expressar orgulho nas duas décadas de existência deste espaço, que alimenta culturalmente Ponta Delgada “ adiantou o edil.
Já Fátima Mota mostrou-se “sensibilizada com este reconhecimento municipal” e renovou “o seu compromisso com a Cultura”.
A responsável pela Galeria Fonseca Macedo ainda explicou que esta exposição, que estará patente até  26 de Setembro, “surgiu de uma nova hipótese de programação tendo em conta o contexto actual” e por ser colectiva realça “a importância do outro para a nossa sobrevivência”.
A Galeria Fonseca Macedo soube, perante uma nova realidade, exercer uma importante missão de disponibilizar conteúdos que cumprem um objectivo de educação sociocultural, que só o seu dinamismo de agente cultural poderia fazer face.
O voto agora entregue à responsável por esta Galeria foi apresentado na Reunião de Câmara, do passado dia 15 de julho 2020, pelo vereador Paulo Mendes e foi aprovado, por unanimidade, destacando a capacidade interventiva, criativa e inovadora na oferta cultural açoriana e, até mesmo, nacional, deste espaço.
Este voto trespassa o importante papel desta galeria durante a pandemia da COVID-19, pois a Galeria Fonseca Macedo surgiu em Ponta Delgada como pólo diferenciador da oferta criativa de Arte Contemporânea. Ainda neste voto pode ler que-se : “A Galeria Fonseca Macedo sempre primou pela ousadia das suas propostas, pela capacidade alternativa dos artistas e dos criadores que nela expõem, garantindo um papel e uma visão de autêntico contributo de serviço público que a cultura, através das belas artes, deve ocupar na sociedade”.
Este é um espaço de Ponta Delgada que não conhece fronteiras, é uma Galeria conhecida a nível nacional e internacionalmente, que soube sempre diversificar e alargar a sua oferta por artistas regionais, nacionais e internacionais. Disto são provas a sua participação na Feira Internacional de Arte Contemporânea Arco – Madrid, na Feira Arco Lisboa e Drawing Room Lisboa e Madrid, e mais recentemente, em Toronto, na Feira ARTO, no Canadá.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima