António Ventura quer ouvir o MNE e critica inacção do Governo da República na descontaminação da Terceira

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, pediu ontem uma audição do Ministro dos Negócios em sede de Comissão “para dar explicações sobre o ponto de situação e os desenvolvimentos previstos no processo de descontaminação da ilha Terceira”.
Segundo o social democrata, “após a última reunião da Comissão Bilateral Permanente (Estados Unidos da América-Portugal), ficámos à espera dos esclarecimentos do Governo da República sobre os trabalhos a desenvolver, no âmbito da descontaminação total dos solos e aquíferos da Terceira”.
“A verdade é que nada ainda foi dito, parecendo que o processo está num impasse, o que consideramos lesivo para a saúde humana, animal e ambiental da ilha”, afirma António Ventura, citado em nota à imprensa.
“Trata-se de um processo que não pode parar. A descontaminação da Terceira não pode ficar esquecida, e muito menos entrar numa espécie de pingue-ponge de responsabilidades entre os EUA e Portugal, daí querermos ouvir o Ministro Santos Silva sobre o assunto”, considera o deputado do PSD.
Ainda recentemente, António Ventura questionou a Guarda Nacional Republicana sobre a investigação a um derrame de combustível no “pipeline” oriundo do Cabrito, que ocorreu em 2016, na freguesia de São Brás, concelho da Praia da Vitória.
Segundo o social democrata, essa ocorrência foi “ocultada” da população pelos governos da Região e da República, naquilo que “foi, e continua a ser, um acto de negligência do Estado”, disse então o social democrata, de acordo com o mesmo documento enviado às redacções.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima