Mãe recuperada de Covid-19 viaja dos Açores para Lisboa com o filho infectado e foram interceptados no aeroporto

A Autoridade Regional de Saúde informou que um dos casos positivos activos em São Miguel saiu anteontem da Região à revelia das autoridades. Trata-se de um menino, de 10 anos de idade, não residente nos Açores, que embarcou com destino a território continental português, onde reside, juntamente com a sua mãe, que já havia sido considerada recuperada de COVID-19. A criança como estava infectada não podia deixar os Açores. Após contactos entre as autoridades de saúde e forças de segurança regionais e nacionais, os mesmos foram interceptados à chegada ao aeroporto de destino e encaminhados para isolamento, que será acompanhado pela delegação de saúde concelhia da sua área de residência em território continental português.
A Autoridade de Saúde Regional também informou que, decorrentes das 1.100 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas, foram diagnosticados dois casos positivos de COVID-19 na ilha de São Miguel.
Um dos casos diagnosticados reporta-se a um homem, de 58 anos de idade, não residente nos Açores, que desembarcou na Região proveniente de ligação aérea com o território continental a 24 de Julho, apresentando à chegada resultado negativo para o vírus SARS-CoV-2, que obteve quinta-feira resultado positivo no teste de despiste após o 6.º dia de permanência na Região.
O outro caso diagnosticado reporta-se a uma mulher, de 44 anos de idade, residente na ilha de São Miguel, que desembarcou na Região proveniente de ligação aérea com território continental a 30 de Julho, que à chegada obteve resultado positivo no teste de despiste para o vírus SARS-CoV-2.
Ambos apresentam situação clínica estável e foram já diligenciados, pela Delegação de Saúde Concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos.
Com estes casos mais recentes, foram detetcados na Região 174 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente 18 casos positivos ativos, sendo 17 na ilha de São Miguel e um na ilha Terceira.
As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social. A Autoridade de Saúde Regional reitera da necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima