Técnicos de diagnóstico recusam negociar nas condições do Governo e prometem novas formas de luta

A reunião de ontem entre as estruturas sindicais representativas dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica e a Secretária Regional da Saúde dos Açores, Teresa Machado Luciano, foi suspensa, uma vez que não foi apresentada proposta por parte do Governo Regional que permitisse negociar.
Em comunicado dizem: “O Governo Regional dos Açores não apresentou nada de novo, nesta reunião, apenas a atribuição de 1 ponto a todos os técnicos, ponto este que será pago em agosto.
Nestas condições recusamo-nos a negociar e, por isso, questionamos se o Governo Regional estava ou não interessado em assumir um compromisso negocial” afirma o Vice-Presidente do STSS, Fernando Zorro.
Para as estruturas sindicais “este compromisso negocial tem de ir ao encontro do que foi alcançado com o Governo Regional da Madeira e que possibilitou encontrar soluções notoriamente mais favoráveis para os profissionais.
O Governo Regional dos Açores ficou agora de apresentar uma proposta de compromisso negocial. O documento deverá ser apresentado até à última assembleia legislativa regional desta legislatura, que ocorrerá em Setembro”.
Num outro comunicado, os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica açorianos anunciaram que vão “avançar com novas formas de luta para demonstrar a indignação face à falta de respeito do Governo Regional por estes profissionais”.
 Mais. “As pseudo-negociações, ontem realizadas não resultaram em rigorosamente nada.
Apesar do respeito que os profissionais TSDT têm pela saúde dos açorianos, o Governo Regional não lhes deixa outra solução senão avançarem para novas formas de luta” lamenta o Vice-Presidente do STSS, Fernando Zorro.
Os sindicatos dizem que tentaram retomar as negociações da parte da tarde, mas o cenário foi o mesmo: não há propostas aceitáveis e que dignifiquem as profissões.
Para as estruturas sindicais este compromisso negocial tem de ir ao encontro do que foi alcançado com o Governo Regional da Madeira e que possibilitou encontrar soluções notoriamente mais favoráveis para os profissionais. Recorde-se que estes profissionais já se manifestaram em várias ilhas e em São Miguel junto ao Palácio de Sant’Ana.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima