“Antero Hoje – Atas das I Jornadas Anterianas” já está disponível

A Secretaria Regional da Educação e Cultura anunciou que, através da Direcção Regional da Cultura, tem já disponível a obra “Antero Hoje – Atas das I Jornadas Anterianas”, que pode ser adquirida na Loja Cultura e Livraria Digital da Direção Regional da Cultura, assim como outras livrarias.
A obra reúne as comunicações feitas aquando da realização das I Jornadas Anterianas, intituladas “Antero Hoje”, e que decorreram nos dias 7 e 8 de novembro de 2017, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, como forma de assinalar os 175 anos do nascimento de Antero de Quental.
As I Jornadas Anterianas foram organizadas pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura, e da Fundação Calouste Gulbenkian.
As jornadas reuniram conferencistas regionais e nacionais que, durante dois dias, apresentaram as suas reflexões acerca do homem, da obra e do seu legado para a cultura e literatura portuguesas, comemorando e abrindo ao público novas reflexões sobre uma das mais importantes figuras da cultura portuguesa, e regional.
Participaram nas I Jornadas Anterianas: Guilherme d’Oliveira Martins, António Machado Pires, Magda Costa Carvalho, Urbano Bettencourt, Luiz Fagundes Duarte, Ana Cristina Gil, Ana Maria Almeida Martins e Eduardo Lourenço.
Associada a estas jornadas comemorativas, esteve patente uma exposição organizada pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada subordinada ao tema “Antero de Quental – 1842-1891”, e composta por 3 núcleos: 1º - Bruno Tavares Carreiro: biógrafo; 2º - A construção da intelectualidade; as suas leituras; 3º - João Faria e Maia: um grande amigo.
No segundo dia das jornadas, que decorreu na biblioteca da Escola Secundária Antero Quental, teve lugar uma sessão dedicada ao ilustre poeta e patrono da Escola, promovida pelo PRL – Plano Regional de Leitura, da Direção Regional da Educação.
Durante esta sessão, intitulada “Comemorando Antero”, foram proferidas duas palestras da autoria de Maria João Bettencourt, docente na referida Escola, e de Luiz Fagundes Duarte, insigne estudioso da poesia anteriana. 
A sessão terminou com a declamação, por alunos da Escola Secundária Antero de Quental, de vários poemas de Antero acompanhados por trechos musicais. 
Em 2020, se não fossem os efeitos da pandemia, teriam decorrido as II Jornadas Anterianas, programadas para 4 e 5 de maio, de novo em Ponta Delgada.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima